A  |  A+ |  A-
Docente da FSP/USP participa de debate sobre envelhecimento

Ontem, (09/04), a Professora Yeda Duarte, docente do Departamento de Epidemiologia da FSP/USP, participou do programa Ciência Aberta, projeto gerado da parceria da FAPESP com o jornal Folha de S. Paulo.

O evento reuniu pesquisadores especialistas no assunto para debater questões como o envelhecimento com saúde e qualidade de vida e como a ciência pode ajudar a população a envelhecer melhor. Além de Yeda, participaram Luiz Ramos, médico geriatra e professor titular de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Alexandre Kalache, médico gerontólogo e presidente do Centro Internacional de Longevidade (ILC) – Seção Brasil e co-presidente da Aliança Global de ILCs.

O percentual de idosos no Brasil cresceu de 4,1%, em 1940, para 10,8%, em 2010, e deverá chegar a 12,0%, em 2020. Essa é uma tendência mundial, não mais apenas dos países mais desenvolvidos. Na avaliação de pesquisadores e especialistas que participaram do programa, o país não se preparou para o aumento na proporção de idosos, que era de 10,8% em 2010 e de apenas 4,1% em 1940.

Assista o programa completo: