A  |  A+ |  A-
Professor da FSP/USP ministra oficina sobre Promoção da Saúde em congresso mundial

Ocorreu nessa semana (07 – 11/04), o 23º Congresso Mundial de Promoção da Sáude da União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (UIPES), em Rotorua, na Nova Zelândia.

A UIPES é uma associação mundial e independente de profissionais e organizações comprometidos a melhorar a saúde e o bem-estar da população por meio da educação, de ações comunitárias e do desenvolvimento de políticas públicas de saúde.

O evento contou com palestras e oficinas ministradas por profissionais do mundo todo.

O Prof. Marco Akerman, docente do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP/USP, ministrou uma oficina denominada Let’s share how do we teach Health Promotion to undergraduates? (Vamos compartilhar como nós ensinamos Promoção da Saúde aos graduandos?). A atividade ocorreu juntamente com a Prof. Dais Rocha, da Universidade de Brasília (UnB), com a Prof. Vanessa De Almeida Guerra, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com a Prof. Simone Moysés, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Akerman confessa que esperava poucos participantes para a oficina. No entanto, ao chegar na sala onde ocorreria a atividade, deparou-se com uma agradável surpresa:

havia 42 pessoas de vários países: Filipinas, Inglaterra, Indonésia, Israel, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Singapura…

A oficina também contou com a presença de Jane Wills, uma das autoras do livro Foundations for Health Promotion. A atividade estava programada para acontecer em 1 hora, mas o tempo excedeu em 30 minutos. “A escuta de cada depoimento foi atenta”, diz Akerman.

Fizemos uma roda, e todos compartilharam conteúdos, metodologias, bases da formação, competências, especificidades dos países, angústias, etc…

Foto: Marco Akerman.

 

Para o docente, o grupo formado era criativo e diverso, sobretudo influenciado pelo contexto de cada um dos países, preocupado como ensinar algo que faça sentido para as distintas profissões, que amplie o conceito de saúde e que seja prático. “Saiu, inclusive a proposta de que a UIPES forme um Grupo de Trabalho Global em Promoção da Saúde”, conta o professor.

 

Da Assessoria de Comunicação da FSP/USP.