FSP/USP discute sustentabilidade no ambiente urbano no dia Mundial do Meio Ambiente

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Faculdade de Saúde Pública da USP realizará o Encontro Acadêmico: Ambiente, Saúde e Sustentabilidade.

O evento acontecerá no dia 05 de junho de 2019, das 16h às 19h, na Sala Paula Souza da FSP/USP.

Um dos objetivos do encontro é avançar o diálogo sobre a temática “inovação e práticas de sustentabilidade no ambiente urbano”, por meio de duas mesas redondas, compostas por egressos e orientadores, coautores de capítulos dos livros editados pelo Programa.

O fechamento do evento será efetuado com o lançamento dos livros Inovação nas práticas e ações rumo à sustentabilidade e Ambiente urbano e sustentabilidade: desafios e oportunidades (disponíveis online gratuitamente), que compõem as primeiras edições da Coletânea Interfaces entre Ambiente, Saúde e Sustentabilidade: construindo diálogos e atuações interdisciplinares do ProASaS – Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade.

16h – 16h15 | Abertura

16h15 – 17h15 | Mesa I – Ambiente urbano e sustentabilidade: desafios e oportunidades
Mediadora: Wanda Risso Günther
Relatores: Marília de Freitas Campos

16h15 – 16h30 | Exploração da água subterrânea próximo a áreas contaminadas: reflexos no ambiente e na saúde pública (Gabriela M. Arantes Rodrigues & Wanderley da Silva Paganini)

16h30 – 16h45 | A contribuição das áreas verdes e parques para a saúde ambiental das cidades (Fernando Tolffo & Leandro Luiz Giatti)

16h45 – 17h | Utilização de índices como ferramenta para avaliação de aspectos ecológicos e monitoramento de Culex quinquefasciatus em piscinões (Rodolfo Andriani Sobrinho & Delsio Natal)

17h – 17h15 | Saúde do trabalhador na atenção primária: a percepção dos profissionais de saúde (Lais Soares Vello & Maria Dionísia do Amaral Dias)

17h15 – 18h30 | Mesa II – Inovação nas práticas e ações rumo à sustentabilidade
Mediador: Arlindo Philippi Junior
Relatores: André Hideki Higa

17h15 – 17h30 | O desafio de promover fortalecer a participação social em âmbito local: análise da ferramenta CLEAR em um estudo-piloto no município de Barueri, SP (Yara M. Garbelotto & Sonia Maria Viggiani Coutinho)

17h30 – 17h45 | Riscos à saúde e segurança do trabalhador como um aspecto do plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (Nelly P. Salles Domingues & Paulo Cesar X. Pereira)

17h45 – 18h | Tecnologia de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) no município de Ipameri, GO como prática protetiva ao ambiente e à sustentabilidade rural (Sueli Oliveira & Maria da Penha Costa Vasconcellos)

18h – 18h15 | Os desafios da gestão e do gerenciamento de resíduos da construção civil no município de São Paulo (Pedro Lombardi Filho & Ednilson Viana)

18h15 – 18h30 | Potencialidades e desafios de processos de reurbanização em grandes cidades: o caso do Real Parque em São Paulo (Tiago A.S.Z. Prado & Gabriela M. Di Giulio)

18h30 – 19h | Perguntas/Debate

19h | Lançamento dos livros da Coletânea Interfaces entre Ambiente, Saúde e Sustentabilidade: construindo diálogos e atuações interdisciplinares.
1º Livro: Ambiente urbano e sustentabilidade: desafios e oportunidades
2º Livro: Inovação nas práticas e ações rumo à sustentabilidade