A  |  A+ |  A-
Oficina Culinária com PANC realizada na FSP/USP gera livro de receitas

A Secretaria Municipal de Educação (SME) por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e com o apoio do Instituto Kairós, realizaram uma oficina culinária sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) com as nutricionistas da CODAE e representantes de empresas contratadas para a prestação de serviços de alimentação escolar na Rede Municipal de Ensino, resultando em um livro de receitas.

“Livro de Receitas com PANC” reúne 11 criações dos chefes de cozinha especialistas em PANC, Flávia Zanatta e Michel Abras, que levaram em consideração a estrutura de cardápio da alimentação escolar da rede municipal de educação de São Paulo, preservando a simplicidade e a praticidade na escolha dos ingredientes e as técnicas culinárias empregadas.

A oficina teve como público-alvo, os nutricionistas da SME/CODAE e os nutricionistas representantes de empresas contratadas para a prestação de serviços de alimentação escolar terceirizada e mista na Rede Municipal de Ensino. Ela também inaugurou o II Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais – II HortPANC e propôs ampliar e difundir as possibilidades de inserção de PANC na horta e no cardápio escolar, tendo como referência a experiência exitosa do Projeto Piloto Viva Agroecologia, implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Des. Amorim Lima.

 

As criações ficarão disponíveis para consulta e download gratuito no portal da Secretaria Municipal de Educação.

 

A oficina completa está disponível no Canal Pedagógico da SME no YouTube, pelo link.

 

Foto: Prefeitura de São Paulo/Reprodução