Campanha de vacinação contra o sarampo no Centro de Saúde é prorrogada

Nos primeiros três meses de 2019, o número global de casos de sarampo aumentou em 300% comparados ao mesmo período de 2018. Todas as regiões do mundo registram aumento no número
de casos da doença. Surtos atuais incluem países do continente africano, da Europa oriental a o oeste do Pacífico.

Imagem: Alexandru Strujac/Pixabay.

Frente ao aumento crescente de casos de sarampo no Município de São Paulo, e por se tratar de uma doença altamente transmissível, o Centro de Saúde Escola Geraldo Paula Souza salienta a importância de adesão à Campanha em andamento organizada pela SMS – Coordenadoria de Vigilância da Saúde. O Centro de Saúde realiza a vacinação contra o sarampo, de segunda a sexta-feira, das 7 as 19 hs , até dia 30 de agosto. É necessário o cartão do SUS e recomenda-se a apresentação da carteirinha de vacinação.

A vacina de sarampo deverá ser administrada de acordo com a situação vacinal de cada indivíduo. No Calendário Nacional de vacinação todos os indivíduos de 15 a 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina para sarampo. A avaliação da carteira de vacina poderá ser realizada em nosso Centro de Saúde, na Sala de Vacina, das 7 as 19 horas, de 2ª a 6ª feira. Em caso de não estar com a carteira de vacina ou não poder localiza-lá é recomendado a vacinação.

Trabalhadores da saúde, da educação, estudantes, viajantes, pessoas nascidas a partir de 1960 e mulheres no período pós parto (independente da idade) devem, para sua proteção e de toda a comunidade, ter 2 (duas) doses da vacina contra o sarampo. A vacina utilizada é a MMR ou SCR (Tríplice viral) que tem por objetivo imunizar simultaneamente contra sarampo, caxumba e rubéola e é administrada por via subcutânea possuindo raras reações adversas pós vacinação.

Texto: Centro de Saúde Escola Geraldo Paula Souza/FSP/USP.