Jornada Universitária da Saúde – JUS 2019 realizou atividades de educação e saúde em Fernando Prestes

Por: Maria Thereza Reis

Fotos: JUS – 2019.

Em setembro de 2019, a Jornada Universitária da Saúde (JUS) deu início a mais um ciclo, o quinto, agora no município de Fernando Prestes. O projeto de extensão interdisciplinar da Universidade de São Paulo levou 94 estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Terapia Ocupacional, Saúde Pública, Nutrição, Odontologia, Educação Física e Farmácia ao pequeno município do interior paulista. O projeto realiza diversas atividades de promoção e educação em saúde, com o objetivo de ampliar o conceito de saúde e proporcionar uma vivência mais humanizada e integradora. A troca de saberes entre alunos e munícipes é experiência inesquecível para todos.

Cada ciclo da JUS dura três anos e acontece sempre na Semana da Pátria, quando não há aulas na universidade. Assim, os jornadeiros, como são chamados os participantes do projeto, ainda voltarão em Fernando Prestes em 2020 e em 2021. Em 2022, o novo ciclo começará em outro município, escolhido de acordo com dados e indicadores levados em conta no projeto.

(…)

Fotos: JUS – 2019.

Neste ano, os alunos foram acompanhados por dois professores do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP USP. A professora Helena Watanabe esteve com os alunos durante a chegada deles em Fernando Prestes e o professor Marco Akerman, também presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FSP USP, esteve no apoio no final da semana de atividades.

“A extensão é tida como o ‘patinho feio’ do tripé universitário, que é pesquisa, ensino e extensão. A extensão nem sempre é valorizada devidamente, inclusive quando é definido o tempo do professor dentro da universidade, é mais tempo para ele dar aula, fazer pesquisa, administração, gestão, e um pouquinho de tempo para a extensão”, afirma. “Porém, eu valorizo muito a extensão, que considero como sendo o ‘pé’ da universidade para fora, em contato com a comunidade, com os problemas reais, com os problemas sociais”, acrescenta Akerman.

Fotos: JUS – 2019.

Para ler na íntegra o texto de autoria da jornalista Maria Thereza Reis, clique aqui.

Para acessar as demais fotos da JUS – 2019, clique aqui.

A JUS-2019 conta com o apoio da Pró Reitoria de Graduação através do programa Aprender na Comunidade, da Faculdade de Saúde Pública através da Comissão de Cultura e Extensão, além da Faculdade de Medicina e da Escola de Enfermagem.