A  |  A+ |  A-
Laboratório da FSP/USP oferece treinamento antropométrico

Os treinamentos antropométricos do Laboratório de Avaliação Nutricional de Populações (LANPOP) são destinados à comunidade científica em geral, envolvida com pesquisa de campo e aprimoramento de serviços de saúde que coletem dados de antropometria e de vigilância e acompanhamento de saúde. O módulo I do treinamento é destinado à aferição de medidas antropométricas em maiores de 2 anos.

O treinamento ocorrerá entre os dias 04 a 07 de novembro de 2019, das 14h às 18h no LANPOP (2º andar do prédio principal).

 

1. Como funciona o treinamento
O treinamento antropométrico do LANPOP é dividido em quatro encontros, sendo três deles teórico-práticos e um de padronização. Nos três primeiros encontros, trataremos
sobre a aferição de peso e altura, circunferências e dobras cutâneas. A padronização nada mais é do que a avaliação do desempenho dos antropometristas, comparados entre si e a um antropometrista experiente, que é o padrão ouro. Durante a padronização, os antropometristas são responsáveis por trazer pelo menos um voluntário, totalizando no mínimo 10 voluntários por grupo de antropometristas. Os valores das medidas então obtidos serão comparados no teste Bland Altman, para verificação do desempenho dos antropometristas, concedendo ou não o certificado de padronização.

2. Cronograma
O treinamento é divido em 4 encontros, das 14h às 18h, sendo que o último dia é reservado para a padronização de 4 medidas (peso, altura, uma circunferência e uma dobra cutânea).
Dia 1: Instrumentação teórica – Circunferências, peso e altura e dobras cutâneas
Dia 2 e 3: Prática dirigida
Dia 4: Padronização

3. Critérios de exclusão
É proibitiva a inscrição neste treinamento caso o candidato não cumpra os seguintes pré-requisitos:
a) Não puder comparecer a qualquer um dos encontros deste treinamento
b) Não disponibilizar pelo menos um voluntário para as datas de padronização

4. Voluntários
A padronização é conduzida com no mínimo 11 pessoas, entre participantes e voluntários, por sessão para que o teste de Bland Altman possa ser realizado. O não comparecimento de 11 indivíduos nas sessões de padronização inviabiliza o grupo de receber o certificado de padronização. Os voluntários devem ter no mínimo 12 anos de idade e devem estar usando roupas leves. O LANPOP não fornece os voluntários, sendo de inteira responsabilidade dos participantes captarem voluntários para a padronização.

 

Inscreva-se aqui.

 

O deferimento da inscrição será comunicado por e-mail até 30 de outubro de 2019, e, em caso de aprovação, o candidato deverá confirmar presença no curso em, no máximo, 48h. A confirmação de presença seguida de ausência nas datas confirmadas impede o candidato de se candidatar novamente a futuros cursos.

 


Treinamento Antropométrico LANPOP – Módulo I
Quando: de 4 a 7 de novembro, das 14h às 18h
Onde: Sala LANPOP, na FSP/USP
Quanto: gratuito
É necessário inscrever-se aqui.