A  |  A+ |  A-
FSP contribuirá para pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde

Realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da USP e com a UFMG, a Vigitel 2020 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) já está em ação nas 26 capitais do país, além de Brasília.

São sorteados números de telefone de pessoas com 18 anos ou mais para participarem da principal pesquisa no país, que mede os fatores de risco das doenças mais comuns no Brasil, como aquelas relacionadas ao coração e respiratórias, além de diabetes. A expectativa é ouvir cerca de 27 mil pessoas somente no primeiro semestre.

“Conhecer a situação de saúde da população é o primeiro passo para planejar ações e programas que reduzam a ocorrência e a gravidade destas doenças, melhorando, assim, a saúde da população”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

As ligações serão feitas das 9h às 21h (horário de Brasília) nos dias da semana, e das 10 às 16h aos sábados, domingos e feriados. Contudo, a participação na pesquisa Vigitel é voluntária.