A  |  A+ |  A-
2º Painel online: Vigilância do Covid-19: o que sabemos, os desafios e as colaborações necessárias

 

A Faculdade de Saúde Pública dá continuidade ao debate iniciado no dia 19 de março sobre o contexto da atual emergência sanitária e convida para seu segundo painel online, “Vigilância do COVID-19: o que sabemos, os desafios e as colaborações necessárias”.

A vigilância epidemiológica é um dos braços mais importantes para as respostas aos desafios da Saúde Pública. A pandemia de COVID-19, por sua brutalidade e rapidez, apresenta desafios inéditos. Apesar do preparo técnico e logístico desenvolvido pelo Sistema Único de Saude (SUS), o controle da pandemia encontra um sistema prejudicado por desinvestimentos e políticas de austeridade.Com isto, suas capacidades precisam ser reforçadas.  

Neste momento, o que sabemos do desenrolar da pandemia, casos, mortos, necessidades dos serviços? Qual o papel da testagem e o que podemos esperar sobre isso? Como otimizar a vigilância, de forma a tomar decisões mais informadas e ações urgentes? Que “necessidades de informação” são prioritárias? Como interpretar as tendências da pandemia, e quais modelos se adequam melhor à complexa e desigual realidade brasileira? E por fim, como podemos trabalhar juntos, serviços e universidades, setor público e privado, profissionais de saúde e cidadãos para produzir, interpretar e dar os melhores usos ao conhecimento produzido no contexto desta emergência de saúde pública? 

 

O debate acontece no dia 26 de março, das 16h às 18h, com a participação do professores Eliseu Alves Waldman, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, do professor Fredi Alexander Diaz Quijano, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP e do professor Ivan França Júnior, do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da FSP-USP, além do diretor da FSP-USP, professor Oswaldo Yoshimi Tanaka, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP.

 

O evento será gravado e posteriormente disponibilizado ao público via site e redes sociais oficiais da FSP-USP.Após as apresentações dos painelistas, o debate será aberto ao público. Para participar do painel, acesse o link: encurtador.com.br/oqHRW