Projeto “Todos Contra a COVID-19” mobiliza voluntários na luta contra a doença

Uma iniciativa interinstitucional protagonizada por universidades, hospitais e entidades do terceiro setor busca mobilizar estudantes e profissionais das mais diversas áreas para atuação nas frentes de enfrentamento à COVID-19. Ao preencher um cadastro, a pessoa se voluntaria para atuar em hospitais de campanha e demais equipamentos  de saúde destinados ao tratamento dos pacientes com COVID-19, bem como para ações de campo necessárias em comunidades carentes e também em missões especiais.

“É uma iniciativa que surgiu a partir de uma provocação da Ocupação 9 de Julho, para mobilizar voluntários para trabalhos diversos na luta contra a COVID-19. A ideia é mobilizar e formar voluntários para cooperar em serviços e movimentos populares essenciais, a partir das diferentes necessidades identificadas. O âmbito de atuação é no município de São Paulo”, afirma a professora Laura Macruz, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Segundo a professora, o formulário gera um cadastro de voluntários segundo suas possibilidades de atuação e o grupo de instituições organizadoras mapeia as necessidades e negocia com diferentes atores e segmentos o fluxo dos voluntários para diferentes ações. O trabalho envolve desde a produção e a seleção de materiais educativos, até o cuidado de idosos sem a COVID-19, bem como a produção de máscaras e bem como soluções ergonômicas quanto a espaços que visem evitar aglomerações em periferias e ocupações.

Entre as instituições organizadoras estão a USP, o Hospital Universitário da USP, a Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Instituto D’or Pesquisa e Ensino, Sedes Sapientiae, Instituto Bei, Centro Paula Souza, Cruz Vermelha Brasileira, Por quê? Economês em Bom Português e ArqFuturo.

O cadastro de voluntários pode ser feito pelo link: