Estudo populacional com participação de docentes e ex-aluna da FSP-USP irá avaliar a adesão e o impacto das medidas de isolamento social durante pandemia

Coordenadora do estudo, Edlaine Faria de Moura Villela, é professora da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Goiás e ex-aluna da FSP-USP.

Um consórcio internacional formado por 20 países com participação de pesquisadores da Ásia, África, América do Sul, Estados Unidos e Europa irá estudar o comportamento e as condições de vida da população durante os períodos de distanciamento social durante a pandemia do novo Coronavírus.

Capitaneado pelo professor Robert Colebunders, da Universidade de Antuérpia, Bélgica, o projeto terá, no Brasil, a liderança de uma ex-aluna da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Edlaine Faria de Moura Villela, professora da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Goiás.

Nessa rede de pesquisadores constam dois docentes da FSP-USP, o professor Eliseu Alves Waldman e a professora Ana Paula Sayuri Sato. De acordo com os pesquisadores, o estudo pretende compreender detalhes do comportamento perante o isolamento social, imposto pelas autoridades sanitárias a fim de reduzir a “sobrecarga” sobre o sistema de saúde e ao mesmo tempo “achatar a curva” para que seja possível ganhar tempo até o desenvolvimento de vacina ou tratamento específico para a COVID-19.

“Qualquer pessoa pode participar da pesquisa respondendo o questionário, independente da profissão ou escolaridade. Queremos ouvir os brasileiros sobre como está sendo essa experiência de distanciamento social”, afirma Edlaine Villela.

Segundo o professor Eliseu, as informações serão coletadas em intervalos regulares para monitorar possíveis mudanças de comportamento. “Os resultados serão comunicados às autoridades sanitárias para subsidiá-las no enfrentamento da pandemia”, afirma.

O questionário é simples e rápido. Ficará online apenas até o dia 9 de abril. Para preencher o questionário, bem como o protocolo de pesquisa, basta acessar o link: https://www.icpcovid.com/pt-br/country/brasil

Haverá uma nova chamada para participação no dia 23 de abril. Fique atendo aos canais de divulgação da FSP-USP.