Brasil está nas origens da Organização Mundial da Saúde, graças a um sanitarista da FSP-USP. Conheça essa história.

Antigo prédio do então Instituto de Higiene de São Paulo, hoje Faculdade de Saúde Pública da USP.

A sigla OMS, que designa a Organização Mundial da Saúde, talvez nunca tenha sido tão utilizada quanto após a eclosão da COVID-19. Em tempos de pandemia, muitos outros termos ganharam popularidade e,  finalmente, o público parece ter entendido melhor o que engloba o campo da saúde pública. O que pouca gente ainda sabe é que a criação da OMS teve como um de seus idealizadores o médico sanitarista brasileiro Geraldo de Paula Souza.

Fundador da atual Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo e do primeiro Centro de Saúde Escola do Brasil,  o sanitarista foi acometido pela Gripe Espanhola, como revela a pesquisadora Dra. Mariana Dolci em sua tese de Doutorado “Entre a Ciência e a Política: Ensino, Atendimento e Pesquisa no Instituto de Higiene de São Paulo (1916-1951)”, defendida pela historiadora em 2019.

Mariana mostra o caminho percorrido pelo Instituto de Higiene de São Paulo para a sua consolidação no campo científico e político. A periodização da pesquisa é delimitada desde os primeiros acordos entre a Fundação Rockefeller e a Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo (1916), até a morte precoce do sanitarista, em 1951, quando encerrou seus quase trinta anos à frente do antigo Instituto de Higiene.

A trajetória desse personagem confunde-se com a própria história do campo da Saúde Pública no Brasil. Sua destacada atuação em negociações com a Fundação Rockefeller permitiu a concretização do Instituto que se transformaria na Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo em 1945. Desde então, a instituição tem sido uma das grandes protagonistas no ensino da higiene, na pesquisa científica e no atendimento à população, campos que deixaram preciosos legados à saúde pública brasileira.

Em momentos de pandemia, vale a pena retomar a nossa história e ressaltar que a FSP-USP continua atuando na formação interdisciplinar de profissionais que ocupam lugar de destaque em diversas áreas da saúde, incluindo estudos de controle e combate à pandemia da COVID-19 no Brasil.

Mais informações e entrevistas para a imprensa com a Dra. Mariana Dolci, pelo e-mail: marydolci@uol.com.br