A  |  A+ |  A-
VÍDEO do 13º webinar já disponível! Assista o debate sobre emergência climática e COVID-19

Com a mediação da professora Helena Ribeiro, do Departamento Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, o 13º painel online trouxe a importância da questão ambiental e climática no debate sobre a pandemia. “Todas as questões ambientais possuem profunda ligação com o que estamos passando. O projeto de desenvolvimento perseguido na modernidade, baseado no industrialismo, no consumismo, no produtivismo e no globalismo, impactam no ambiente. Mas esse debate só aparece nos momentos de crise. O modelo de desenvolvimento não tem tem levado em conta a relação entre os países e também a sua relação com a saúde. Temos que retomar a economia e precisamos pensar em novas bases que não gerem tantos descartes prejudiciais ao planeta’, disse a professora Helena.

O professor Tercio Ambrizzi, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e coordenador do NAP Incline (Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas da USP),  explorou a crise climática global, mostrando como os eventos extremos vistos nos anos recentes impactam não apenas na saúde como também na economia dos países. Estabeleceu relações entre as mudanças climáticas globais e as grandes epidemias no mundo. “O clima impacta diretamente na estação das gripes e outras relações podem ser estabelecidas entre o clima e as doenças”, disse.

O professor da Unicamp Carlos Joly, coordenador do Programa BIOTA/FAPESP, expôs o que chamou de quatro grandes crises, a do coronavírus, a crise climática, a crise da biodiversidade e a do clima. Para exemplificar a ligação entre o ambiente e todos os compartimentos da Terra, mostrou que os serviços ambientais prestados pelas abelhas por meio da polinização foram calculados em algo como 12 bilhões de dólares em produtos agrícolas exportados pelo Brasil. O cálculo foi feito pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, mostrou o cientista.

“Os modelos impostos de urbanização impactam em todo o planeta. A crise aguda que vivenciamos devido à COVID-19 é consequência direta das atividades humanas e dos sistemas financeiros e econômicos globais que valorizam o crescimento a qualquer custo. Essa crise do coronavírus soma e agrava as outras crises que já vivemos no dia-a-dia. No caso brasileiro, a crise da COVID-19 é ainda pior porque nos pegou num momento de desmonte das estruturas de proteção do ambiente, da saúde pública, da ciência, da tecnologia e da educação. Com isso, chegamos ao patamar de mortes que as notícias mostram”, disse a professora Gabriela Di Giulio, também do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP.

Veja o conteúdo do debate na íntegra pelo Canal da FSP-USP no YouTube, por este link: https://youtu.be/fnxPcve2CSk