FSP-USP e SESA Araraquara analisam dados da pandemia no interior do estado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Araraquara e o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), que é ligado à FSP-USP, promoveram debate com a participação de docentes e alunos da FSP-USP, para analisar os dados da pandemia na cidade, que no momento indicam um importante crescimento dos casos. A reunião aconteceu no dia 25 de junho por plataforma on-line.

Estiveram presentes professores e professoras da FSP-USP, como Marilia Louvison, Eliseu Alves Waldman e Laura Feuerwerker, assim como os alunos Felipe Seiti Ohashi e Caroline Rodrigues Viana, do quarto ano do curso de graduação em Saúde Pública da FSP-USP.

Foram analisados os dados da pandemia na cidade, indicando um importante crescimento dos casos que incidem, sobretudo, sobre os territórios de maior vulnerabilidade, onde tem sido verificado baixos índices de distanciamento social.

Chama a atenção a ampla realização de testes PCR que contribuem com a  maior fidedignidade dos dados, além de várias ações de vigilância, monitoramento e acompanhamento dos casos. Contudo, os índices de ocupação hospitalar e letalidade na região são considerados baixos.

Foram discutidas várias estratégias para potencializar o enfrentamento municipal frente à pandemia. O SESA é um importante braço da FSP-USP no interior do estado e constitui um importante espaço para projetos de Extensão Universitária e campo de estágio para os estudantes e professores da FSP-USP. As duas instituições atuam em conjunto no apoio às estratégias do SUS de Araraquara e região.