A  |  A+ |  A-
22º webinar FSP-USP olha para os desafios e aprendizados da luta pelo direito à saúde no contexto da pandemia 

“Participação social no combate à COVID-19: desafios e aprendizados da luta política pelo direito à saúde no contexto da pandemia” é o tema deste 22º webinar FSP-USP, que acontece no dia 30 de julho, às 10h. A reconfiguração dos espaços de luta política e a reorganização dos atores sociais da saúde será a tônica deste debate, que traz a experiência de especialistas e ativistas em participação social e movimentos populares.

A disseminação do coronavírus no Brasil e o vertiginoso aumento do número de casos e de mortes vem exigindo a rápida atuação dos governantes para tentar minimizar os efeitos da evolução da pandemia no país. Porém, as decisões vêm sendo tomadas com pouca ou nenhuma oportunidade de escuta da população. 

Neste momento de pandemia, os movimentos sociais, as organizações da sociedade civil, os coletivos e até mesmo os conselhos de saúde são impelidos a criar e a ocupar novos espaços de participação social para mobilizar suas lutas. O acesso aos serviços e aos tratamentos traz desafios nesse novo contexto e precisa de espaços de reflexão que busquem a garantia do direito universal à vida.

 

22º webinar FSP-USP – “Participação social no combate à COVID-19: desafios e aprendizados da luta política pelo direito à saúde no contexto da pandemia”

DATA: 30 de julho de 2020

HORÁRIO: das 10h às 12h00

 

Palestrantes

Leandro Valquer Justino de Oliveira – Conselho Municipal de Saúde de São Paulo

Luciana Melo Nunes Lopes – Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais (UAEM BR) 

Hugo Fanton Ribeiro da Silva – Central de Movimentos Populares e pesquisador de pós-graduação no Centro interdepartamental de Pesquisa (Cenedic) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)

Flavia Anunciação do Nascimento – Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep)

Debatedora:

Débora Aligieri –  advogada, blogueira e ativista em saúde (blog Diabetes e Democracia

Mediação: 

Marília Cristina Prado Louvison – professora da Faculdade de Saúde Pública da USP

 

Imagem da home: wikipedia – Manu Dias/AGECOM.