Professor da FSP Marco Akerman apresenta o panorama da COVID-19 no Brasil em webinar de universidade colombiana

No dia 23 de julho de 2020, o Prof. Marco Akerman, do Departamento de Política Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, participou do webinar “Panorama del Covid-19 en Brasil”, realizado pela Pontificia Universidad Javeriana, da Colômbia.

Em sua apresentação, o professor comparou os dados do Brasil e da Colômbia — o Brasil é o 2º país em número de casos, enquanto a Colômbia ocupa a 16ª posição—, explicou a importância de compreender a biografia das pessoas atingidas pela doença e apresentou como a situação brasileira tem sido retratada em jornais e outras mídias. Também foram abordados os principais marcos da pandemia no país, a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) e as ações para proteger a população mais vulnerável.

“A pandemia expõe claramente a imensa desigualdade social brasileira”, diz Akerman, ao mostrar que indígenas, negros, pobres e moradores de periferia são os mais afetados, e não se trata de uma pandemia democrática.

Ao final do webinar, houve uma conversa sobre o tema entre o professor e o mediador Mauricio Perez.

Assista aqui o vídeo completo.