A  |  A+ |  A-
“Controle do câncer no contexto da pandemia de COVID-19” é tema do 23º webinar FSP-USP 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia da COVID-19 levou a uma redução importante no controle de doenças não transmissíveis. O cenário pandêmico é preocupante no que toca ao controle das doenças crônicas como o câncer, especialmente quando a maior incidência de novos casos acontece justamente em tipos de câncer totalmente evitáveis e preveníveis. 

Este 23º webinar FSP-USP “Controle do câncer no contexto da pandemia de COVID-19”, marcado para o dia 6 de agosto, às 10h,  contará com a participação de grandes especialistas discutindo as possibilidades de controle de câncer durante a pandemia. Os palestrantes apresentarão estratégias para lidar com os desafios que o atual momento impõe, bem como as previsões de controle e os planos pós-pandemia.

Segundo as estimativas para 2020 feitas pelo Instituto do Câncer (Inca), entre os 10 cânceres mais incidentes entre homens, o de próstata lidera o ranking, com 29% do total de novos casos. Entre as mulheres, o câncer de mama representa 29,7% dos novos casos, seguido pelo câncer de cólon e reto (9,2). Esses e outros tipos de câncer mais incidentes, como o bucal e até mesmo o pulmonar, poderiam ser evitados ou prevenidos, se houvesse um melhor controle dessas doenças. 

(Imagem na home: Vila Odonto)

 

23º webinar FSP-USP “Controle do câncer no contexto da pandemia de COVID-19”

Data: 06 de agosto de 2020 (quinta-feira)

Horário: das 10h às 12h

Palestrantes

Maria Paula Curado – Chefe do Grupo de Epidemiologia e Estatística em Câncer (GEECAN) do hospital A.C. Camargo Cancer Center;

André Carvalho – International Agency for Research on Cancer, da Organização Mundial de Saúde (OMS);

Marco Aurélio Kulcsar – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, da Faculdade de Medicina da USP (IC-FMUSP)

Moderador

Tatiana Toporcov – Professora da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP)