A  |  A+ |  A-
XII Ciclo de Atualização em Zoonoses aborda a ecologia e o controle de morcegos no dia 30 de setembro

No dia 30 de setembro, o XII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública irá discutir a questão da interação dos morcegos com o meio ambiente e as formas de controle e prevenção de doenças transmitidas por esse animal. As palestras acontecem a partir das 9h30 e serão transmitidas pelo canal da Faculdade de Saúde Pública no YouTube.

O médico veterinário João José Ferrari, da Diretoria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Jacareí (SP),  abre o encontro abordando as dificuldades encontradas no controle da raiva dos herbívoros. A tarefa exige dedicação e perseverança. O controle é baseado na orientação do produtor rural, no sentido de prevenir a doença nos animais e nas pessoas envolvidas no trabalho diário com os animais. A raiva causa prejuízos aos produtores, pela morte de animais, além da espoliação pelo morcego hematófago comum, Desmodus rotundus. Os envolvidos nessa lida encontram vários fatores que impedem a otimização do trabalho. Apesar do esforço empreendido, os casos de raiva continuam a acontecer.

“Biologia e ecologia de morcegos hematófagos e a importância dos javalis na sua dieta” é o tema da segunda palestra , ministrada pelo  professor Wilson Uieda, do Departamento de Zoologia da UNESP Botucatu (SP). O palestrante mostra que as três espécies de morcegos hematófagos estão restritas à América Latina, alimentando-se basicamente de sangue de vertebrados de sangue quente (Aves e Mamíferos). Esses animais utilizam basicamente abrigos internos e, por causa de seus hábitos alimentares, têm grande importância para a economia e a saúde pública. Com a introdução recente e rápida expansão dos javalis na América do Sul, há questões que devem ser investigadas quanto à importância desta nova  importância desta nova fonte alimentar para os morcegos hematófagos.

Os ciclos de zoonoses são realizados pelo Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura Municipal de São Paulo, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP-USP.

 

Foto na home: Simon Berstecher por Pixabay 

 

Transmissão pelo canal da FSP-USP no YouTube

 

XII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

Data: 30 de setembro de 2020

Horário: das 9h30 às 10h55

Palestrantes:

Tema 1: “Controle de raiva e dificuldades encontradas”

João José Ferrari – médico veterinário da Diretoria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Jacareí (SP)

Tema 2“Biologia e ecologia de morcegos hematófagos e a importância dos javalis na sua dieta”

Wilson Uieda – Departamento de Zoologia da UNESP Botucatu (SP