A  |  A+ |  A-
A importância dos registros e da classificação do câncer é tema do 31º webinar FSP-USP, no dia 29/10

Serviços de saúde, público e privados, são obrigados, por lei, a notificar os casos de câncer,  desde o diagnóstico. Essas informações, prestadas pelos profissionais de saúde, nem sempre são enviadas às autoridades de saúde e, em muitos casos, são registradas de forma incompleta, o que compromete a clareza e a precisão sobre as informações de câncer no Brasil. O 31º webinar FSP-USP “CID-O3: sua importância e utilização em Registros de Câncer”, que acontece no dia 29 de outubro, às 9h, debate o tema e traz aportes especialmente aos profissionais de hospitais, laboratórios e clínicas, os quais são fontes de dados para o Registro de Câncer de Base Populacional de São Paulo.

O encontro tem como objetivo apresentar e discutir a Classificação Internacional de Doenças para Oncologia (CID-O). Primeiramente, será apresentada a CID como classificação de referência, abordando sua origem e um pouco do que será a CID-11. Serão discutidas as diferenças de codificação pela CID e pela CID-O3, a forma de utilização da CID-O3, bem como dicas baseadas na experiência dos participantes. 

Imagem na home: Mary Pahlke por Pixabay

 

Transmissão pelo canal da FSP-USP no YouTube.

31º webinar FSP-USP “CID-O3: sua importância e  utilização em Registros de Câncer”

Data: 29 de outubro de 2020

Horário: 9h

Palestrantes:

Cássia Maria Buchalla – professora do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP. Tema:  “A CID 10: a classificação de  referência para a CID-O3”.

Maria Paula Curado – chefe do Grupo de Epidemiologia e Estatística em Câncer do Hospital A.C.Camargo Cancer Center. Tema: “Classificação Oncológica: a diferença  entre a CID-10 e a CID-O3”. 

Maria Teresa Cravo Guimarães – especialista em vigilância hospitalar do câncer. Tema: “Codificação dos Tumores nos  Registros de Câncer”. 

Diego Rodrigues Mendonça e Silva – analista de pesquisa e supervisor do Registro Hospitalar de Câncer no A.C.Camargo Cancer Center. Tema:  “O uso da CID-O3: a experiência  do Registro Hospitalar de Câncer do Hospital A.C. Camargo”.

Mediadora:

Maria do Rosário Latorre – professora do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP