Mortalidade relacionada à fibrose cística é tema de artigo recém-publicado por professor da FSP-USP

Imagem: Print do artigo no site da Revista JBP.

“Tendências de mortalidade relacionada à fibrose cística no Brasil no período de 1999 a 2017: um estudo de causas múltiplas de morte” é o título do artigo assinado pelo professor Augusto Hasiak Santo, da Faculdade de Saúde Pública da USP, em co-autoria com  Luiz Vicente Ribeiro Ferreira da Silva-Filho, a partir de um trabalho realizado no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (Icr-HCFMUSP), da Universidade de São Paulo. O artigo, recém-publicado no Jornal Brasileiro de Pneumologia, está disponível gratuitamente na edição 2021 volume 47, número 2.

O trabalho descreve causas de morte e dados de mortalidade relacionada à fibrose (FC) cística, reunidos entre 1999 e 2017, a partir do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM). Os autores observaram uma tendência contínua de aumento das taxas de mortalidade por FC, com variação percentual anual significativa, de 6,84% nos homens e de 7,50% nas mulheres.

Segundo o artigo, foram identificadas no total 2.854 mortes relacionadas à FC durante o período de estudo: de 68 em 1999 a 289 em 2017. Foram selecionadas todas as declarações de óbito em que a categoria E84 (FC) da CID-10 foi citada como causa básica ou associada de morte. Dessas, a FC foi a causa básica de morte em 83,5% das declarações de óbito.

Ainda segundo o artigo, a mediana da idade de óbito aumentou de 7,5 anos em 1999 para 56,5 anos em 2017. As doenças do aparelho respiratório representaram 77% das causas associadas nas declarações de óbito em que a FC foi a causa básica de morte.

Os autores concluem que no Brasil houve um aumento significativo e contínuo das taxas de mortalidade relacionada à FC nos últimos anos, bem como um aumento concomitante da mediana da idade de óbito.

Acesse o artigo na íntegra aqui.