A  |  A+ |  A-
Cooperação Técnica Internacional e Saúde Pública: Reflexão crítica sobre as atividades dos Centros Colaboradores da OMS/OPAS no Brasil

Este 33º webinar FSP-USP é um evento comemorativo dos 20 anos de história do Centro de Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC Cidades Saudáveis – Centro Colaborador da OMS/OPAS). O encontro acontece no dia 3 de dezembro, a partir das 17h30, e conta com a presença de especialistas da OPAS no Brasil, da Fiocruz e da Unifesp, além de docentes que estruturaram o CEPEDOC, incluindo seu atual presidente, professor Marco Akerman, que é também presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP-USP.

Em seus  20 anos de existência, o CEPEDOC vem contribuindo e chamando a atenção para o cuidado com as cidades, tarefa que exige capacitação, envolvimento e dedicação, afirma nesta matéria a professora Márcia Faria Westphal, Titular Sênior da FSP-USP e uma das fundadoras do CEPEDOC.

O evento coroa não apenas as duas décadas de história do Cepedoc, como também celebra os 15 anos como Centro Colaborador da OMS. Além disso, o Cepedoc também foi convidado a integrar, em 2020, a Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), junto à Câmara Municipal da cidade de São Paulo.

Saiba um pouco da história do CEPEDOC da FSP-USP neste link.

Conheça também os projetos desenvolvidos ao longo de 20 anos. 

Assista o depoimento de Paulo Fernando Capucci, membro fundador e pesquisador do CEPEDOC.

O que são os Centros Colaboradores da OMS

“Os Centros Colaboradores da OMS sempre existiram, desde o estabelecimento da Organização. O primeiro deles foi o Departamento de Padronização Biológica do Statens Seruminstitute, Copenhagen, que já trabalhava com a Liga de Nações e foi herdado pela OMS e oficialmente designado como Centro Colaborador da OMS em 1948. Ao mesmo tempo em que o número de Centros Colaboradores cresceu, várias áreas de trabalho da OMS desenvolveram redes de Centros Colaboradores. Ou seja, a maneira tradicional de trabalhar com Centros Colaboradores de forma individual e com a OMS como única contraparte foi substituída, nesses casos, por uma relação multilateral entre instituições designadas como Centros Colaboradores e a OMS. Uma avaliação recente do trabalho da OMS com Centros Colaboradores confirmou que “a experiência dos Centros Colaboradores e áreas de trabalho da OMS que trabalham na forma de redes formais ou informais é muito positiva, e mostra um melhor alinhamento entre as atividades combinadas com os centros e as prioridades da OMS” (Tuler, 2010)*A avaliação apresenta claramente o trabalho em redes como a melhor alternativa ao tradicional trabalho com Centros Colaboradores de formal bilateral”. Este WEBINAR celebra os 20 anos de existência do Centro de Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC Cidades Saudáveis – Centro Colaborador da OMS / OPAS) e busca refletir sobre o exercício de cooperação técnica exercida pelos Centros Colaboradores no Brasil.     

*1 – Rede de Centros Colaboradores da OPAS/OMS no Brasil: potencialidades e perspectivas. /Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2010.
162 p.: il. ISBN 978-85-7967-014-5

Cooperação Técnica Internacional e Saúde Pública: Reflexão crítica sobre as atividades dos Centros Colaboradores da OMS/OPAS no Brasil 

Data: 3 de dezembro de 2020

Horário: 17:30 horas

Palestrantes:

Socorro Gross – representante da OPAS no Brasil

Luiz Eduardo Fonseca – FIOCRUZ

Márcia Westphal – FSP-USP; CEPEDOC

Marco Akerman – professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP; atual diretor do CEPEDOC

Debatedores

Janine Giulberti Coutinho – OPAS Brasil

Guto Galvão – pesquisador da Fiocruz e professor da Georgetown University (EUA)

Mediação:

 Rosilda Mendes – professora UNIFESP Baixada Santista; CEPEDOC 

Apoio:

Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx.) da FSP-USP.

 

Imagem da home: Thorkild Tylleskar / Wikipedia Commons.