A  |  A+ |  A-
Acidentes com escorpiões são tema do XII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, no dia 25/11
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Fonte: Pixabay.

Em mais uma rodada de palestras do XII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, os escorpiões serão o tema das palestras marcadas para o dia 25 de novembro, a partir das 9h30 na Faculdade de Saúde Pública  (FSP ) da USP. Os especialistas debatem acidentes escorpiônicos e o comportamento de escorpiões à exposição a produtos domissanitários registrados, em diferentes superfícies.

Na palestra de abertura, “Acidentes escorpiônicos”, a médica do Hospital Vital Brazil – Instituto Butantan, SP, Dra. Roberta de Oliveira Piorelli, apresenta informações básicas de importância médica sobre escorpiões, sua adaptação no ambiente urbano e seus hábitos; número de casos nos últimos anos, mostrando um aumento importante no número de acidentes; como e quando pensar num acidente escorpiônico, além de fisiopatologia do veneno, sinais e sintomas, classificação dos quadros quanto à gravidade, indicação de realização de exames laboratoriais e de imagem e alterações esperadas nesses exames; tratamento sintomático e tratamento específico com antiveneno.

Na sequência, o Dr. Francisco José Zorzenon, pesquisador científico e diretor técnico da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas – Instituto Biológico – APTA – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, explana, na palestra “Comportamento de escorpiões à exposição de produtos domissanitários registrados, em diferentes superfícies”, temas como: os testes realizados em laboratório com diversos produtos domissanitários profissionais, registrados pela ANVISA para o controle de escorpiões, objetivando a comprovação ou não, de suas eficiências em diferentes superfícies e o comportamento dos animais expostos quanto a possíveis níveis de agitação e irritabilidade, visando a segurança da saúde humana e ambiental.

Transmissão pelo Canal da FSP-USP no YouTube: https://bit.ly/34RyY5s

 

XII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública
Data
: 25 de outubro de 2020

Horário: às 9h30

Tema 1: “Acidentes escorpiônicos

Palestrante:

  • Roberta de Oliveira Piorelli – Médica do Hospital Vital Brazil – Instituto Butantan, SP

Tema 2: “Comportamento de escorpiões à exposição de produtos domissanitários registrados, em diferentes superfícies”

Horário: 10h15

Palestrante:

  • Francisco José Zorzenon – Pesquisador Científico e Diretor Técnico da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas – Instituto Biológico, SP.

Certificados:

Somente receberão certificados, as pessoas que preencherem o link que ficará disponível no chat, durante a transmissão ao vivo do evento..

Realização:

  • Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública/USP e
  • Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da PMSP.

Apoio: Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) USP.