FSP USP completou 100 anos de existência no último dia nove de fevereiro

Em 2018, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP comemora 100 anos da criação do Laboratório de Hygiene, junto à Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Foi um acordo assinado entre o governo do Estado de São Paulo e a Junta Internacional de Saúde da Fundação Rockefeller, em 9 de fevereiro de 1918. A disciplina iniciou-se em 4 de abril do mesmo ano. Posteriormente transformou-se no Instituto de Hygiene (1924), que ganhou existência independente em 1945 e passou a se chamar Faculdade de Higiene e Saúde Pública.

Para marcar esta data, a FSP/USP convida docentes, funcionários, alunos e demais interessados para acompanharem algumas atividades que estão ocorrendo durante este ano sobre o acontecimento. Veja abaixo:

Rádio USP veicula Programa especial sobre 100 anos da FSP USP

Foto: Arquivo pessoal

A Rádio USP levou ao ar na sexta-feira (09/02/2018), das 11h às 12h, o Programa Diálogos, que nesta edição foi especialmente sobre o Aniversário de 100 anos da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, tendo como entrevistadas a Vice-Diretora da FSP/USP e Presidente da Comissão Comemorativa dos 100 Anos, Profa. Dra. Patrícia Helen de Carvalho Rondo, e a Historiadora e doutoranda pela FSP, Mariana de Carvalho Dolci.

O programa foi gravado no dia 06 de dezembro de 2017, tendo como entrevistador o Jornalista Roberto Castro nos Estúdios da Rádio USP.

Todos estão convidados a ouvirem o programa que agora está postado no site do Jornal da USP, na seção Radioagência USP – Programa Diálogos.

Texto sobre o Centenário da FSP USP.

Veja aqui, o texto “O CENTENÁRIO DA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA (USP)”, de autoria de Mariana de Carvalho Dolci e Patrícia Helen de Carvalho Rondó, contando um pouco da trajetória da FSP/USP ao longo destes 100 anos. Este texto foi publicado originalmente como artigo no Jornal da USP no dia 18/09/2017.

Novo site da FSP/USP publica Linha do Tempo sobre a FSP USP.

Veja aqui, a Linha do Tempo, publicada no novo site da Faculdade, com os principais fatos que ocorreram na história da FSP/USP de 1918 a 1968.

Seminário Científico Internacional de celebração dos 100 anos da FSP/USP.

Para marcar este momento, será realizado um Seminário Científico Internacional de celebração dos 100 anos da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – o “Seminário Científico Internacional Comemorativo dos 100 Anos da FSP/USP“, que terá como tema: “Perspectivas da Saúde Pública no Século XXI”.

• Veja aqui a programação.