FSP USP dá Boas Vindas aos Calouros da 2018.

Os novos alunos dos Cursos de Graduação em Nutrição e Graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP estão sendo recebidos com muita atenção e alegria tanto por parte dos alunos, quanto por parte dos funcionários e docentes nesta semana de recepção aos calouros que ocorre de 26 a 02/03, com uma intensa programação de apresentação da vida universitária para os novatos, que de 15 a 16 de fevereiro de 2018, já tiveram um começo deste contato quanto fizeram suas matrículas.

Além de fazerem suas matrículas, os novos alunos dos cursos de Nutrição e Saúde Pública foram recebidos e integrados aos estudantes veteranos nas banquinhas das Entidades Atlética XXXI de Agosto, Nutri Junior, Nutritiva e CAER., espalhadas pela área externa da FSP/USP, onde puderam adquirir camisetas, botons, adesivos das entidades e conhecerem os trabalhos de cada uma dela.

O que é a Semana de Recepção aos Calouros?

A Semana tem o propósito de facilitar a integração dos novos alunos e transmitir os valores cultivados pela Universidade: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

Nesse período, as aulas regulares são substituídas por gincanas, oficinas, palestras, bate-papos com egressos, campanhas educativas e ações sociais.

No primeiro dia de matrícula, a fila de calouros e pais se estendia a partir das Salas do térreo, do Prédio Central da Faculdade, e a ansiedade era grande por parte dos novatos. Para Talita, de 25 anos de idade, moradora de São Paulo e nova aluna do curso de Nutrição, a escolha do Curso de Graduação em Nutrição se deu porque sempre gostou muito da área de saúde e por achar que alimentação é o melhor remédio para tudo. É o segundo curso de graduação que faz, sendo que o primeiro foi de Artes Plásticas. Sua expectativa para o curso de nutrição é aprender muito sobre saúde porque sabe que na USP o curso tem um visão não só da parte alimentícia, mas também da saúde sob a perspectiva mais social. Tem expectativa de trabalhar na área e acho um bom mercado de trabalho”.

Já para Rafaela, 19 anos, também moradora da Capital Paulista, a escolha do Curso de Graduação em Nutrição ocorreu porque teve alguns problemas de saúde e começou a prestar bastante atenção no que ia comer (“e tem que prestar até hoje”). Começou a se interessar muito pelo tema assim começou a ver que a partir da boa alimentação, as pessoas podem curar algumas doenças e prevenir outras. Sua expectativa para o curso de nutrição é muito boa. Procurou muito antes de escolher qual faculdade fazer e viu que a USP tinha uma grade horária que a satisfazia. Tem expectativa de trabalhar na área, mas não sabe ainda em qual área da nutrição. Quer fazer muitas coisas e gostaria de trabalhar no SUS.

A maioria dos novos alunos é da capital e tem idade entre 18 e 20 anos, mas há também a presença de alguns alunos que vieram de outras cidades do país, como Isabella Souza, 18 anos, que veio de Campo Grande, MS, e escolheu o Curso de Graduação em Nutrição porque começou a pesquisar bastante sobre que curso escolher desde 2016, interessando-se demais pela área. Sua expectativa para o curso de nutrição na USP é muita boa por “ser uma Universidade de qualidade com professores renomados e porque a FSP tem uma grande história”, por “pesquisar a carga horária” e “por gostar dos projetos que oferece, bem diferentes de outras universidades”. O que a atraiu também foi o fato de “haver interação entre os diversos cursos da universidade”. Tem expectativa de trabalhar na área de pesquisa em hospitais, embora ache “que no Brasil o investimento em pesquisa seja pequeno e por isso as perspectivas de trabalho sejam ruins”.

Quanto ao conhecimento sobre a estrutura do curso, alguns alunos já olharam na Internet quais são suas disciplinas e cargas horárias, demonstrando satisfação com a estrutura e abordagem de ambos.

ACOMPANHE O QUE ESTÁ ACONTECENDO NESTA SEMANA:

• Veja aqui, a programação da Semana de Recepção aos Calouros da FSP USP;

• Assista aqui, a recepção aos Calouros de Nutrição e de Saúde Pública da USP, transmitida ao vivo pela Rádio Web Saúde na Segunda – 26/02 pela manhã.

• Assista aqui, a recepção aos Calouros de Nutrição e de Saúde Pública da USP, transmitida ao vivo pela Rádio Web Saúde, na Segunda – 26/02 à tarde – Parte 2.

• Assista aqui, a recepção aos Calouros de Nutrição e de Saúde Pública da USP, transmitida ao vivo pela Rádio Web Saúde, na Terça – 27/02, manhã – Parte 3.

• Assista aqui, ao vídeo sobre a recepção produzido pela equipe da Rádio Web Saúde, composta por alunos de graduação em saúde pública da FSP USP:

• Veja aqui, o Manual dos Calouros na USP:

Mais informações no CAER, pelo e-mail: caemilioribas@gmail.com

Disque Trote:

Sua recepção na Universidade não foi tão boa? Qualquer tipo de manifestação estudantil que envolva agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora da USP, devem ser denunciadas. A USP disponibiliza os seguintes canais para atender esse tipo de ocorrência:

Disque-Trote:
0800-012 10 90

Atendimento: segunda a sexta-feira,
das 9 às 21 horas
E-mail: disquetrote@usp.br
Atendimento on-line: chat de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas.

Fonte: Portal da USP.