FSP USP abre oficialmente Seminário Internacional comemorativo de seu centenário com presença de autoridades nacionais e internacionais de área de saúde.

Foto: Mesa de Abertura (Foto: Adilson Godoy).

Teve início nesta terça-feira, 20, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), o “Seminário Científico Internacional Comemorativo dos 100 Anos da FSP/USP“, que tem como tema: “Perspectivas da Saúde Pública no Século XXI“.

A Abertura Solene do evento ocorreu no Auditório João Yunes da FSP/USP, com a presença de autoridades públicas, acadêmicas, científicas, representantes de instituições de educação e saúde nacionais e internacionais, prestigiada por um público de aproximadamente 150 pessoas composto por docentes, alunos, funcionários, pesquisadores da Faculdade, da Universidade e de outras instituições.

O evento teve início com a audição do Hino Nacional Brasileiro e logo após, foi a apresentado um documentário produzido pela Produtora Kinema e doado gratuitamente pelos produtores Fábio René Rodrigues e Cintia Takiguthi à Instituição, sobre a história da FSP/USP.

Em seguida foi formada a mesa de abertura do evento composta pelo Magnífico Reitor da USP – Prof. Dr. Vahan Agopyan, pelo Diretor da FSP/USP – Prof. Dr. Victor Wünsch Filho, pelo Secretário de Saúde do Município de Sãp Paulo – Prof. Dr. Wilson Modesto Pollara, pelo Diretor da Faculdade de Medicina da USP – Prof. Dr. Prof. Dr. José Otávio Auler Júnior, pela Diretora da Escola de Enfermagem da USP – Profa. Dra. Prof.ª Dr.ª Maria Amelia de Campos Oliveira, pela representante da OPAS/OMS – Dra. Janine Coutinho e do Dr. Carlos Castilho Salgado – Diretor da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health.

O Prof. Victor Wünsch Filho, deu as boas-vindas a todos e todas ressaltando a relevância da FSP/USP nestes 100 anos de existência. Pontuou a importante parceria e relação da Faculdade com cada instituição representada na mesa de abertura do evento, para o sucesso da história da instituição e por fim agradeceu a todas e todos que contribuíram para a realização do Seminário Comemorativo.

Em seguida, o Prof. José Otávio Auler Júnior, ressaltou os desafios científicos e acadêmicos enfrentados pela FM e pela FSP durante estes 100 anos como a febre amarela e o desenvolvimento científico para melhorar a vida e a saúde das pessoas.

Dando continuidade às explanações, a Profa. Dra. Maria Amelia de Campos Oliveira reconheceu a contribuição da FSP/USP para o desenvolvimento da saúde pública brasileira.

O Secretário de Saúde, Dr . Wilson Modesto Pollara, afirmou, na sequência, sua surpresa com a grandiosidade e com o número de cursos que a FSP/USP oferece e ressaltou o grande interesse em manter e aumentar alianças e parcerias entre a Prefeitura de São Paulo e a Faculdade no sentido de melhorar a qualidade de vida e a saúde da população da cidade.

Intenções de parcerias foram temas recorrentes nas falas, como quando o Dr. Carlos Castilho Salgado, afirmou que a FSP/USP contribui para o fortalecimento da saúde pública na América Latina e ressaltou a importância de aumentar pontos de comunicação entre a da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health e a FSP/USP para fortalecer parcerias.

A seguir, a Dra. Janine Ribeiro, expressou seu orgulho em participar deste evento histórico e realçou a importância da participação conjunta da OMS e Faculdade no sentido de efetivar os objetivos da Agenda 20/30 para o desenvolvimento sustentável.

Magnífico Reitor da USP – Prof. Dr. Vahan Agopyan encerrou as falas da mesa, ressaltando a capacidade das lideranças paulistas ao longo da história de forjar instituições de excelência como a FSP/USP para enfrentar problemas emergentes como a questão das epidemias, a capacidade dessa liderança paulista em criar escolas laicas, aumentando a possibilidade de educação no país e pontuou que a FSP/USP é uma consequência dessa visão das lideranças paulistas ao longo da história.

Pontou também a multidisciplinaridade como muito importante para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa e que essa qualidade é uma característica da USP e particularmente da FSP/USP. Por fim parabenizou a Faculdade pela qualidade e excelência com que construiu sua história durante estes 100 anos.

Após as falas, o Grupo Azul do Coral da USP fez uma apresentação de várias músicas que contagiou o público presente.

O Seminário terá prosseguimento durante os dias 21 a 23 de fevereiro com uma intensa programação de painéis e debates que versarão sobre os principais temas da atualidade no Brasil e no mundo na área de saúde, proferidos por palestrantes docentes da FSP/USP e de outras instituições nacionais e internacionais.

• Veja aqui, a programação do Seminário para os próximos dias.

Fotos:

• Veja aqui, as fotos das mesas e painéis realizadas no Seminário no dia 21/02 – Quarta-feira;
  • Veja aqui, as fotos da mesa da abertura do Seminário no dia 20/02 – Terça-feira;
  • Veja aqui, a Apresentação do Coral USP – Grupo Azul na Abertura do Seminário no dia 20/02 – Terça-feira;
  • Veja aqui, as fotos do Coquetel de confraternização oferecido após a Abertura do Seminário no dia 20/02 – Terça-feira;

Texto: Assessoria de Comunicação FSP/USP.