Oficina de Análise de Sobrevivência

Foto: jcomp / Freepik.

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPG-Epi) realizará uma Oficina de Análise de Sobrevivência para os pós-graduandos da FSP/USP, com os Professores Gisela Tunes da Silva e José Maria Pacheco de Souza.

As aulas ocorrerão às segundas e terças, das 10h00 às 12h00, no Laboratório de Informática da Epidemiologia – LIE (Sala 215, 2º andar do prédio principal da FSP). A Oficina terá um total de 10 aulas, compreendendo o período de 19 de março a 17 de abril, com 35 vagas disponíveis.

Confira o programa:
1. Introdução

2. Definições e conceitos básicos

3. Tipos de censura

4. Estimador de Kaplan-Meier

5. Teste de Log-rank

6. Modelo semiparamétrico de Cox

7. Extensões do modelo semiparamétrico de Cox
– Modelo de Cox estratificado
– Modelo com variáveis dependentes do tempo
– Modelos de fragilidade (Gama e Normal)

8. Riscos competitivos

9. Aspectos computacionais (será dado suporte ao R e outros softwares de interesse). Os aspectos computacionais serão discutidos ao longo de todo o curso, juntamente com a apresentação de cada tópico.

Os tópicos listados acima serão distribuídos nas aulas da seguinte forma:

AULA 1: Introdução
Definições e conceitos básicos
AULA 2: Tipos de Censura
Estimador de Kaplan-Meier
AULA 3: Estimador de Kaplan-Meier
Teste de Log-rank
AULA 4: Introdução ao R
Kaplan-Meier e Log-rank: aspectos computacionais
AULA 5: Modelo semiparamétrico de Cox
AULA 6: Modelo semiparamétrico de Cox
AULA 7: Modelo semiparamétrico de Cox
Extensões do modelo de Cox
AULA 8: Extensões do modelo de Cox
AULA 9: Riscos competitivos
AULA 10: Riscos competitivos

Bibliografia:

– Kleinbaum, D. G. e Klein, M. (2005). Survival Analysis: a Self-Learning Text. New York: Springer, 2a. ed.

– Colosimo, E. A. e Giolo, S. R. (2006). Análise de Sobrevivência aplicada. São Paulo: Edgard Blucher.

Para inscrever-se, clique aqui.

Sobre os Professores:

Profa. Gisela Tunes da Silva
Possui graduação em Estatística pela Universidade de Brasília (1998), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professora Doutora – MS3 da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Sobrevivência, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sobrevivência, modelos multi-estados, modelos de fragilidade, bootstrap, qualidade de vida e modelos multiníveis.

Prof. José Maria Pacheco de Souza
Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1958), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado/ Master of Science in Public Health pela University of North Carolina at Chapel Hill (1972) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1970). É Professor Titular (aposentado) e Professor Sênior da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Pública (Saúde Coletiva), com ênfase em Bioestatística e Métodos Epidemiológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sobrevida, estudos longitudinais, alimentação infantil/aleitamento materno.