Alunos de Pós-Graduação da FSP USP são selecionados entre milhares do mundo para participar de evento de Sustentabilidade em Cingapura

Imagem: Site do evento.

O aluno do doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Thomas Ficarelli,  e o aluno de Doutorado Direto do Departamento de Epidemiologia, Alessandro Bigoni, foram selecionado entre milhares de jovens do mundo a participar do encontro UNLeach  2018 em Cingapura United Nations Leaders. O UNLEASH é um laboratório global de inovação que reúne pessoas de todo o mundo para transformar 1.000 ideias pessoais em centenas de ideias e assim, construir redes globais duradouras em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Thomas é orientando da Profa. Helena Ribeiro, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP/USP, e Alessandro é orientando do Prof. Leopoldo Ferreira Antunes, do Departamento de Epidemiologia da FSP/USP.

Patrocinado pela Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) e fundações dinamarquesas, o encontro tem por objetivo encontrar soluções inovadoras para os problemas do Desenvolvimento Sustentável

Thomas foi aceito no UNLEASH em Singapura 2018, por ter criado um aplicativo que foi selecionado entre vários milhares de aplicativos de todo o mundo, por ter demonstrado experiência e habilidades, dedicação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são 17 objetivos definidos pelas Nações Unidas em 2015 para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade de forma sustentável até 2030, chamada Agenda 2030.

Alessandro é nutricionista de formação e durante a graduação fez parte do programa Ciências sem Fronteiras Na Rutgers University em New Jersey – USA. Será o primeiro aluno da história do departamento a comparecer ao evento. Alessandro teve background em Avaliação de Programas durante a graduação e por hoje realizar um Doutorado em Epidemiologia com foco em determinantes sociais de saúde e doença. Sua pesquisa lida principalmente com a questão da mortalidade por câncer e sua relação com provisões do serviço de saúde visando a elaboração de políticas públicas eficazes e eficientes não só para o nosso país como para o mundo. Trabalhará, portanto, principalmente no objetivo 3  ‘Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.’

Thomas e Alessandro participarão do Encontro em Cingapura para uma imersão de oito dias de co-criação e resolução de problemas junto com outros talentos globais e um número elevado de empresas de ponta, ONGs, agências governamentais, investidores e fundações prontas para ajudá-lo .

Para saber mais sobre sua jornada pelos 8 dias e as experiências de talentos passados, acesse www.unleash.org .

Mais informações com Thomas pelos e-mails: jps@abes-sp.org.br ou thomriafi@hotmail.com

Mais informações com Alessandro pelo e-mail: alebigoni@usp.br