A  |  A+ |  A-
Docente da FSP USP participa como Palestrante da III Feira Nacional da Reforma Agrária

Imagem: Vídeo MST.

A Profa Patricia Jaime, Chefe do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, participou como convidada e palestrante da grande conferência “Alimentação Saudável – Um direito de todas e todos”,  da III Feira Nacional da Reforma Agrária, juntamente  com João Pedro Stedile (Coord. Nacional do MST) e Dom Maurício Andrade (Bispo da Igreja Anglicana), ocorrida no último sábado – 05 de Maio às 10h, no Parque da Água Branca.

A Profa Patrícia pode mostrar como o novo paradigma de classificação dos alimentos por seu grau de processamento, propostos por professores e pesquisadores da FSP-USP, se liga ao tema da reforma agrária, dos direitos humanos e da emancipação de todos, em especial da opressão de gênero que torna os afazeres domésticos obrigação da mulher.

Mostrou que falar do impacto dos alimentos ultraprocessados na saúde humana e no meio-ambiente mexe com muitos interesses. Chamou a atenção que quando a comida vira mercadoria, o foco é o lucro e não o direito à alimentação saudável, sustentável e culturalmente compartilhada.

Debater sobre a comida de verdade como direito significa uma revolução no modo de conceber como a nutrição se vincula à saúde humana e ao nosso planeta Terra.

A Feira reúne milhares de pessoas no Parque da Água Branca há três anos.

Para mais informações, ver a síntese do debate no link  https://m.youtube.com/watch?v=6j7cPJnp5WA&feature=youtu.be

Links de interesse

http://www.mst.org.br/III-feira-nacional-da-reforma-agraria/

Texto: Prof. Ivan França Jr e ASCOM/FSP/USP.