Artigo de aluno da FSP USP que liga malária ao desmatamento na Amazônia, tem repercussão na mídia internacional

Foto: Leonardo Suveges Moreira Chaves.

O aluno Leonardo S. Chaves do Departamento de Epidemiologia (HEP) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, publicou artigo na Revista Scientifc Report da Nature e o mesmo teve repercussão imediata na imprensa internacional, como o artigo “Study links malaria to deforestation in the Amazon” publicado no periódico “Mongabay – News & Inspiration From Nature’s Frontline” , da California, EUA.

A pesquisa de Leonardo, relatada pelo artigo citado, aborda o papel exato que o desmatamento de assentamentos agrícolas e produtos florestais comerciais desempenha na promoção ou inibição da incidência de malária na Amazônia brasileira é controverso.

Na pesquisa, Leonardo descobriu que as áreas afetadas por um quilômetro quadrado de desmatamento produziram 27 novos casos de malária, entre outros resultados.

Por fim, o artigo relata que os resultados enfatizam não apenas que o desmatamento promove a incidência da malária, mas também que, direta ou indiretamente, resulta em um baixo Índice de Desenvolvimento Humano e favorece as condições ambientais que promovem a proliferação do vetor da malária.

Acesse aqui o artigo na íntegra:

Fonte: Profa. Dra. Maria Anice Mureb Sallum.