A  |  A+ |  A-
FSP forma, hoje (29/06), 75 especialistas em Saúde Pública – (CESP)

Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

FSP/USP forma mais 75 especialistas em Saúde Pública em 29 de junho

O quinto Encontro Presencial dos alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP), que acontecerá nos dias 28 e 29 de junho de 2018, marcará também o encerramento do Curso para a Turma 2017-18, a segunda do CESP desenvolvida na modalidade semipresencial. Dos 80 alunos que iniciaram o curso em 15/3/2017, 75 chegaram ao final do percurso. Nesta edição, com exceção dos estados do Acre e do Piauí, o CESP contou com pelo menos um aluno de cada Estado brasileiro e do Distrito Federal.

Criado em 1928 pelo fundador da FSP, Prof. Dr. Geraldo de Paula Souza, o CESP é um curso institucional da FSP, gratuito para o aluno. Foi amplamente reformulado em 2014, quando se tornou semipresencial. Com um forte componente de Ensino a Distância (EaD), é composto por 18 disciplinas e 90 aulas, ministradas ao longo de 40 semanas. O CESP é constituído por cinco Encontros Presenciais e aulas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), construído especialmente para o curso na plataforma Moodle da Extensão da USP. Nesta Turma 2017-18 os alunos contaram com o apoio de 69 tutores e monitores, tanto para as aulas no AVA quanto elaboração de trabalhos acadêmicos variados, dentre os quais os trabalhos de conclusão de curso (TCC). Todos os tutores e monitores são alunos de programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) da USP e colaboraram voluntariamente com o CESP.

Para o coordenador do CESP, Prof. Dr. Paulo Capel Narvai, se o principal desafio da primeira edição do curso no formato semipresencial “foi construir o AVA no Moodle, buscando produzir os conteúdos que assegurassem a cada aula uma qualidade no mínimo similar à que tínhamos quando o curso era presencial significou um investimento importantíssimo dos docentes da FSP na elaboração de vídeoaulas e seleção criteriosa de material de apoio aos alunos”, nesta segunda edição “as maiores dificuldades se concentraram na manutenção do quadro de tutores e na motivação de muitos docentes”. É que, de acordo com o coordenador do CESP, “tivemos uma instabilidade na manutenção dos tutores exercendo essa função, pois muitos, ao defenderem seus
doutorados, foram atraídos por ofertas do mercado de trabalho e não puderam seguir adiante”. Para o professor Capel o lado positivo é que “muitos desses doutorados pela FSP, que não puderam seguir como tutores do CESP, conseguiram seus novos empregos justamente por terem adquirido com a monitoria ou tutoria no CESP uma importante experiência com Ensino a Distância, aspecto muito valorizado pelas instituições que os contrataram”.

Após a primeira Edição, parte dos docentes consideraram que suas contribuições estavam concluídas e que, “tendo dado sua colaboração com conteúdo audiovisual e textual, não mais precisavam se preocupar com suas aulas no CESP”. Mas, alerta o coordenador do CESP, “isto é um equívoco, parcialmente atribuído à introdução da estratégia EaD ainda pouco valorizada no âmbito da USP, pois um curso dinâmico como o CESP requer que o AVA seja permanentemente atualizado, readequado, criando-se a cada edição novos recursos e conteúdos para as aulas, além do acompanhamento constante das atividades durante o período de oferecimento”.

Para o professor Capel, “após a FSP ter reinventado o CESP e ser muitíssimo bem-sucedida na primeira turma, a nossa instituição avançou um pouco mais, ampliando em mais vinte vagas na segunda edição e preparando-se para o desafio da próxima turma”. Segundo ele o curso “vem incorporando tendências educacionais contemporâneas, mantendo a qualidade dos cursos presenciais da USP. Além disso, está atendendo a uma demanda importante de vários estados brasileiros, o que só está sendo possível porque estamos utilizando as possibilidades proporcionadas pelo Ensino a Distância e estamos contando com o envolvimento e participação do nosso corpo docente”, concluiu.

– – – – – – – –
Local: Anfiteatro João Yunes
Horário: 28/06: Roda de conversa a partir das 14h | 29/06: Palestra de encerramento e cerimônia das 10h às 18h.
Mais informações sobre o Encontro pelo e-mail: cesp@usp.br
Acesso: atividade aberta ao público em geral.
Estacionamento: não disponível.
Certificado/Atestado: não será fornecido.

 

Imagem: Divulgação.