Conservação da Natureza e Transformação Social é tema da 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista

Foto: Reprodução/PJC.

O Brasil possui um grande potencial de desenvolvimento a ser mais bem compreendido e lapidado. A palavra que melhor caracteriza essa condição é diversidade – de recursos naturais, de pessoas e de saberes. A pesquisa científica tem papel fundamental nesse processo, com décadas de aprendizados e soluções que avançam tanto no tema da conservação da natureza, quanto no desenvolvimento e na transformação da sociedade. São inovações fruto do esforço e da dedicação de brasileiros e brasileiras que fazem Ciência, empreendendo esforços para criar soluções para os problemas do país. Se a diversidade é a principal característica, também uma enorme variedade de soluções e tecnologias estão sendo pesquisadas em todo o Brasil. Por isso, o CNPq, a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Grupo Boticário e o Banco do Brasil convidam os jovens de todo o país a compartilhar suas ideias e seus projetos na XXIX Edição do Prêmio Jovem Cientista, que nesta edição tem como tema Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social.

Podem participar estudantes do Ensino Médio, estudantes do Ensino Superior, Mestres e Doutores.

As inscrições para a XXIX Edição do Prêmio Jovem Cientista abrem em janeiro de 2018 e se encerram no dia 31 de julho de 2018, às 18h (horário de Brasília).

Dentre os critérios para avaliação, estão: mérito científico e relevância da pesquisa para o desenvolvimento do Brasil; aplicação prática da pesquisa; originalidade do conteúdo e contribuição para o avanço da área do conhecimento e qualidade do texto quanto à linguagem e qualidade da apresentação do trabalho.

A divulgação dos resultados será feita em outubro de 2018, numa coletiva de imprensa que tem lugar na sede do CNPq, em Brasília. Os nomes dos vencedores são anunciados pelo presidente do CNPq e publicados, em seguida, no website e nas redes sociais do Prêmio. Os vencedores serão contemplados com bolsas de estudo. Nas categorias Estudantes do Ensino Superior e Mestre e Doutor há prêmio em dinheiro e na categoria Estudantes do Ensino Médio, os vencedores serão contemplados com um laptop.

Com informações do Prêmio Jovem Cientista.
Para mais informações, acesse http://www.jovemcientista.cnpq.br/