Horta da FSP/USP promove oficinas sobre permacultura
Ciclo de Oficinas

Hortas urbanas e agroecologia – vivência prática de formas de manejo da terra a partir de princípios da permacultura

Imagem: Divulgação.

O ritmo de vida urbano da cidade de São Paulo está cada vez mais distante das paisagens naturais e da produção dos alimentos. Por outro lado, há um crescimento do número de hortas urbanas como espaços de ocupação da cidade, educação ambiental, promoção da saúde e interação social. Nesse contexto, a Horta Comunitária da FSP/USP realizará um ciclo de seis oficinas baseadas nos princípios da permacultura. O objetivo é promover e fortalecer a participação da comunidade universitária do Quadrilátero da Saúde através de momentos de percepção e observação da paisagem individual e em grupo; teoria a respeito das práticas adotadas para o manejo da horta, aula prática, vivência lúdica, abordagem da importância do contato com a natureza e do cultivo de hortas e jardins na construção de um modo de vida mais sustentável e para a garantia da saúde humana, explorando os benefícios terapêuticos, sociais, ambientais e alimentares; reflexões em grupo.

Alunos, professores e funcionários do Quadrilátero da Saúde/Direito USP são o público-alvo. Os encontros ocorrerão às quintas-feiras, das 14h às 17h, na Horta da Faculdade de Saúde Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715 – Cerqueira César, São Paulo).

Programação:

16/08 – Oficina 1 – Princípios da Permacultura, Dinâmicas da Natureza e
relação Ser Humano e Paisagem;

30/08 – Oficina 2 – A Força da Colaboração para a Qualidade de Vida;

13/09 – Oficina 3 – Os Solos e Compostagem;

27/09 – Oficina 4 – Planejamento Permacultural;

11/10 – Oficina 5 – Composição de Canteiros Ecológicos;

25/10 – Oficina 6 – Irrigação e Manutenção.

INSCRIÇÕES ATÉ 13 DE AGOSTO

Inscreva-se aqui.
*Será entregue certificação após a conclusão das oficinas.