Alunos da FSP/USP publicam artigo sobre experiência em laboratório de inovação global

A Dinamarca foi escolhida como local para a realização da primeira edição do UNLEASH. Foto: Reprodução/UNLEASH.

Patrocinado pela Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) e fundações dinamarquesas, o UNLEASH 2017 teve como objetivo encontrar soluções inovadoras para os problemas do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e trabalhar em projetos conjuntos que viabilizem a Agenda 2030. O programa, um laboratório de inovação global, visa interromper o pensamento convencional e unir jovens talentos para co-criar soluções para problemas globais. A primeira edição ocorreu na Dinamarca e contou com a participação de pesquisadores que integram o Programa de Pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP, única parceira latino-americana da iniciativa, que atuou contribuindo com o reforço científico da empreitada.

No primeiro encontro do programa UNLEASH, que visa fazer reuniões anuais até 2030, sete dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram explorados e serviram como guia para as soluções desenvolvidas durante o laboratório realizado em agosto de 2017. Foram: saúde, comida, água, energia, sustentabilidade urbana, consumo sustentável e educação. Os ODS são estabelecidos pela ONU como indispensáveis para o desenvolvimento sustentável e como uma jornada coletiva, em um comprometimento para que ninguém seja deixado para trás, necessários a serem atingidos para “concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental”.

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Imagem: Reprodução/ONUBR – Nações Unidas no Brasil.

A participação no UNLEASH 2017 dos estudantes da FSP/USP resultou em artigo publicado na revista Ambiente & Sociedade. Em “Moving Towards the Sustainable Development Goals: The UNLEASH Innovation Lab Experience“, os autores Rafael Junqueira Buralli, Tiago Canelas, Laura Martins de Carvalho, Étienne Duim, Renata Fortes Itagyba, Marília Fonseca, Sofia Lizarralde Oliver e Nuria Sanchez Clemente discutem os desafios e as deficiências dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e o potencial de crescimento e inovação que se origina dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, explanando sobre cada um trabalhado no laboratório. Além disso, o artigo também relata a experiência dos pós-graduandos no evento global e inovador da iniciativa UNLEASH.

A sustentabilidade urbana foi um dos ODS abordados no UNLEASH 2017. Foto: Reprodução/UNLEASH.

Em 2018, o UNLEASH foi realizado em Cingapura e também contou com a participação de alunos da FSP/USP. Veja mais aqui.