A  |  A+ |  A-
Docente da FSP lança agora em SP, livro sobre “Comunicação, política e representação: interfaces com ciência, tecnologia e ambiente”

Imagem: Convite.

Será lançado nesta sexta-feira, dia 21/09, no Bar Canto Madalena, às 19 horas, o  livro “Comunicação, política e representação: interfaces com ciência, tecnologia e ambiente“, organizado pela Profa. Gabriela Di Giulio – Docente do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e pelo prof. Dr. Marko Monteiro (Unicamp).

O livro é editado pela Editora Hucitec, com o apoio da FAPESP e reúne trabalhos que trazem elementos empíricos e teóricos para pensar de que maneiras as práticas de comunicação estão implicadas na forma como a ciência e a tecnologia se relacionam com a tomada de decisão e a forma como as agendas acerca de temas ambientais se conformam na atualidade por meio da mídia.

A ciência e a tecnologia que aparecem nas páginas de jornais e revistas, e nas telas de TVs e computadores, ajudam a constituir o modo como entendemos problemas como desmatamento, mudanças climáticas e poluição, além de questões de gênero e os desafios da cidade. Contudo, não se trata aqui apenas de pensar as representações sobre as ciências e tecnologias na mídia, mas pensar também de que forma as tecnologias ajudam a reconfigurar práticas de comunicação e interação com os conhecimentos técnicos.

O livro se divide em três partes: na primeira parte, são reunidos capítulos que discutem o papel social da mídia na divulgação da ciência relacionada a problemas ambientais, abordando desde questões relacionadas aos critérios de noticiabilidade adotados pelos veículos de comunicação, possíveis efeitos da divulgação midiática junto ao público e lacunas identificadas na cobertura realizada.

Na segunda parte, os capítulos se dedicam a entender como as TICs têm moldado o debate e as práticas sociais sobre governança e democracia. São discutidos, assim, elementos para aprofundar a reflexão acerca das relações entre a comunicação da ciência e a tomada de decisão.

Finalmente, na terceira parte do livro, os capítulos refletem sobre os desafios e as mudanças sinalizadas na comunicação científica na era digital. A ciência se reconstrói também internamente, e suas práticas estão sendo repensadas a partir de tecnologias que permitem formas de circular conhecimento inéditas.

Serviço:
Título: Comunicação, política e representação – interfaces com ciência, tecnologia e ambiente.
Organizadores: DI GIULIO, G.M.; MONTEIRO, M.S.A. (Org.).
Edição:   1a. ed.
Local: São Paulo
Editora: Hucitec
Número de páginas:  377p
Informações sobre vendas: comercial@huciteceditora.com.br

Local do Lançamento: Bar Canto Madalena – R. Medeiros de Albuquerque, 471 – Vila Madalena, São Paulo – SP, 05415-300

Fonte: Profa. Dra. Gabriela Di Giulio.