A  |  A+ |  A-
“O SUS é fundamental”, diz Gonzalo Vecina Neto para a TV Estadão

Imagem: TV Estadão.

Gonzalo Vecina Neto, professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, defendeu a importância do Sistema Único de Saúde no Fórum Estadão: A Reconstrução do Brasil sobre os caminhos possíveis para a reconstrução do Brasil.

Para o Professor Gonzalo, um sistema universal de saúde é insubstituível em um país com o desenvolvimento econômico e social como o Brasil possui. O docente afirma que o SUS precisa ser melhor financiado e que algumas questões precisam ser revisitadas, como a questão tributária e a questão fiscal.

Gonzalo também critica a eficiência do governo. Para ele, o Estado brasileiro é duplamente ineficiente na saúde, porque, na gestão, produz poucos resultados com que tem à disposição e é ineficiente dentro do próprio modelo assistencial. O docente explica que o país dispõe de um modelo assistencial voltado para atender doenças infecto-contagiosas e a realidade brasileira mudou para um quadro de doenças crônico-degenerativas. Uma saída, segundo ele, seria a criação de um projeto assistencial mais horizontal.

  • Leia e assista aqui o debate na íntegra:

Fonte: TV Estadão – 31/09/2018.