A  |  A+ |  A-
Pesquisadora da FSP USP é premiada com trabalho sobre Impacto do encarceramento na incidência da tuberculose

Foto: divulgação.

A aluna do Doutorado em Epidemiologia da FSP-USP, Daniele Maria Pelissari, orientada pelo Prof. Fredi Alexander Diaz Quijano, docente do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, ganhou com seu trabalho de doutorado (em andamento) o Prêmio Jovem Pesquisador, no âmbito do 54° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2018).

O seu trabalho, intitulado “Impacto do encarceramento na incidência da tuberculose e sua interação com a desigualdade na distribuição de renda“, apresenta estimações da associação entre a privação da liberdade e o risco da doença.

Entre as conclusões, observou-se que essa exposição às prisões teria uma importância relativa maior em melhores cenários socioeconômicos. sugerindo uma endemia concentrada.

Por outra parte, em cenários de extrema desigualdade, estratégias focadas em mitigar os fatores de risco socioeconômicos na população geral também devem ser priorizadas.

Esses resultados são de grande relevância para avaliar e interpretar adequadamente as intervenções focadas nas populações privadas de liberdade e contribui a contextualizar a definição de prioridades em saúde pública.

Mais informações na Assessoria de Comunicação da FSP/USP,  pelo tel.: (11) 30167882 ou pelo e-mail: imprensafsp@fsp.usp.br