A  |  A+ |  A-
FSP/USP abre inscrições para treinamento antropométrico

Os treinamentos antropométricos do Laboratório de Avaliação Nutricional de Populações (LANPOP) são destinados à comunidade científica em geral, envolvida com pesquisa de campo e aprimoramento de serviços de saúde que coletem dados de antropometria e de vigilância e acompanhamento de saúde.

O módulo I do treinamento é destinado à aferição de medidas antropométricas em maiores de 2 anos.
O treinamento é dividido em 5 dias (de 01/10 a 05/10) das 14h às 17h, sendo que os 2 últimos dias são reservados para a padronização de 4 medidas (peso, altura, uma circunferência e uma dobra cutânea). Nestes dois dias, cada participante ficará responsável por levar ao laboratório 1 voluntário para aferição das medidas.

A padronização é conduzida com pelo menos 10 voluntários por sessão para o teste de Bland Altman relativo a variabilidade intra e inter antropometristas e o antropometrista padrão.
Portanto o não comparecimento de 10 voluntários nas duas sessões inviabiliza o grupo em relação à padronização.

O LANPOP não fornece os voluntários, sendo de inteira responsabilidade do participante captar voluntários para a padronização.

O curso oferecerá 8 vagas para as datas de 01 a 05 de outubro, cujos critérios de seleção serão prioritariamente:
● Pessoas envolvidas com projetos de pesquisa cuja coleta de campo inclui variáveis antropométricas;
● Pessoas que se interessem em realizar parcerias com o LANPOP em pesquisa;
● Profissionais de saúde que precisem de instruções sobre antropometria para instituição de atividades de vigilância em Nutrição.

Não há tolerância de ausência eventual, sendo proibitiva a inscrição caso não haja disponibilidade para todas as datas do curso ou o participante não possa disponibilizar ao
menos 1 voluntário.

Para se inscrever, responda o formulário com uma breve apresentação e justificativa da inscrição no curso (preferencialmente que atenda aos critérios de prioridade).