A  |  A+ |  A-
HOJE – Evento na FSP/USP aborda forma como as prostitutas lidam com as políticas de saúde no Brasil

Sabe-se há anos que o social é muito mais que uma dimensão das coisas naturais ou científicas. Aquilo que denomina-se social não se opõe ao natural e nem constitui com esse conceito uma relação de mútuo estranhamento. Ser social é uma condição prática de existência que diz respeito às vinculações, dependências, enredos, precariedades e localizações do mundo e tudo que nele há.

O Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da USP promove um espaço, ainda em construção, aberto, gratuito e flexível, para ouvir e fortalecer os conhecimentos que podem nos ajudar a entender a saúde (e tudo que através dela se conecta) enquanto um objeto social – e, então, amplamente público. Um espaço chamado Nos Qu4rteirões da Hygi3ne e ao qual buscam convidar pesquisadores e pesquisadoras, agentes comunitários, pensadores/fazedores de movimentos sociais, intelectuais que habitam os mundos não acadêmicos, professores, conectores… pessoas que ajudem a repensar as formas com que nos relacionamos com a produção de conhecimento na Saúde Pública.

Nos Qu4rteirões da Hygi3ne encontram nessa terceira sessão uma das coletividades com quem a saúde pública tem tecido relações muito íntimas na sua história: as prostitutas! Pesquisadoras, intelectuais e militantes das organizações brasileiras de prostitutas estarão na Faculdade de Saúde Pública, apresentando a história da sua luta, suas formas de organização e resistência e, particularmente, suas formas de lidar com as políticas de saúde nos últimos anos no Brasil.

A terceira edição do evento, Putas Políticas: protagonismo, resistência e arte, contará com a participação de Elaine Bortolanzza (Doutora em Psicologia Social –PUC/SP; DASPU), Betânia Santos (Prostituta, Mulheres Guerreiras/Rede Brasileira de Prostitutas) e Amara Moira (Doutora em Crítica e Teoria Literária – UNICAMP).

 

Data: 20/09/2018
Horário: 17h
Local: Auditório Paula Souza da FSP/USP (Av. Doutor Arnaldo, 715, SP)

 

Entrada livre com lugares limitados.
Certificados no local.

 

Imagem: Divulgação.

 

Realização: Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade – FSP/USP.
Apoio: Comissão de Cultura e Extensão – FSP/USP.