Projeto "Dia Sem Carne"- Aniversário de 1 ano!

Novo Boletim

Novo Boletim "Dia Sem Carne"

19 • 03 • 2013

O "Dia Sem Carne" é um projeto de extensão da FSP que teve início em 2012 com o nome "Segunda Sem Carne na FSP". Ele foi baseado em uma dissertação de mestrado da FSP que verificou alto consumo de carne no município de São Paulo.

Sabe-se que o consumo excessivo de carne, principalmente vermelha e processada, aumenta o risco de doenças crônicas como doenças cardiovasculares e câncer de cólon e reto. Além disso, a produção de carne gera importante impacto no meio ambiente, como produção de gases de efeito estufa, diminuição da biodiversidade e poluição de águas e solo.

O projeto teve como principal atividade em 2012 promover alimentação sem carne uma vez por mês no restaurante universitário da FSP a fim de debater essa questão e fomentar a diminuição do consumo de carne dentro e fora da faculdade.

Em uma pesquisa de opinião feita na saída do restaurante,  foi observado que após 7 meses de projeto, 42% das pessoas que responderam, diminuíram ou pretendem diminuir o consumo devido aos esclarecimentos que o projeto trouxe por meio do site, facebook, panfletos, vídeos, palestras e intervenções no restaurante.

Em 2013, foi decidido mudar o nome do projeto para ter a cara da FSP e ter mais autonomia. Foi realizada uma votação ao lado do restaurante da FSP e pelo facebook com quatro logotipos, e com 50% dos votos, o logotipo abaixo foi o vencedor.

O objetivo do projeto é ampliar o debate sobre o consumo excessivo de carne e seus impactos na saúde e no meio ambiente dentro e fora dos muros da Universidade.

O processo seletivo para fazer parte da equipe já está aberto. É só preencher o formulário no site ou qualquer dúvida, entrar em contato pelo email: diasemcarne@gmail.com

Acesse aqui o boletim sobre 1 ano de projeto do segunda sem carne com o novo nome e o novo logotipo do projeto.