Documentário produzido por alunas da FSP é premiado em Seminário Internacional.

02 • 10 • 2013

O documentário “Violência Obstétrica – A Voz das Brasileiras” foi premiado com o primeiro lugar na Mostra Audiovisual do 10º Seminário Internacional Fazendo Gênero - Desafios Atuais dos Feminismos, em Florianópolis. A premiação ocorreu no dia 20 de setembro, durante a conferência de encerramento do evento, na Universidade Federal de Santa Catarina.

O filme foi produzido em 2012 como uma atividade do Grupo de Pesquisa CNPq Gênero, Maternidade e Saúde, liderado pela Profa. Carmen Simone Grilo Diniz (Departamento de Saúde Materno-Infantil, FSP/USP). Assinam a produção e edição, as alunas Ms. Bianca Zorzam, Ms. Ana Carolina Franzon, Ms. Heloisa Salgado, Dra. Ligia Moreiras Sena (UFSC), em parceria com a jornalista Kalu Brum e o videomaker Armando Rapchan.

Em 51 minutos, traz o depoimento de 24 mulheres que sofreram abusos, maus-tratos e desrespeito durante o atendimento para o parto e nascimento. Também denunciam imperícias, imprudência e negligência, além de violações à Lei Federal de 2005, que garante a presença de um acompanhante de livre escolha da mulher durante toda a internação em maternidade. Os depoimentos foram gravados pelas mulheres, em suas casas, com celulares, webcam e câmeras digitais. O vídeo está disponível no Youtube, e já foi apresentado em diversos locais do país, sempre seguido de debate com pesquisadores, gestores e profissionais da saúde, movimentos sociais e usuárias da saúde.

A entrega do troféu foi realizada pela antropóloga Carmen Silvia Rial, presidenta da Associação Brasileira de Antropologia e coordenadora do Núcleo de Antropologia Audiovisual (NAVI) da Universidade Federal de Santa Catarina. O Seminário Fazendo Gênero foi realizado entre os dias 16 e 20 de setembro, e contou com a participação de cinco mil inscritos de diversos países. Na ocasião, o Grupo de Pesquisa CNPq Gênero, Maternidade e Saúde também ministrou a Oficina “A internet como ferramenta de empoderamento feminino e produção de dados no combate à violência”.

Mais informações com a Ms. Ana Carolina Franzon, pelo e-mail: anafranzon@yahoo.com.br

Texto: Jornalista Ana Carolina Franzon