FSP USP recebe visita de pesquisadora da ECA USP, que discorreu sobre Educomunicação, para alunos da disciplina Educação Nutricional.

Foto: Ana Cervato

Foto: Adolpho Levy de Oliveira

16 • 10 • 2013

No último dia 24 de setembro, a Disciplina de Educação Nutricional, obrigatória do Curso de Graduação em Nutrição, recebeu a visita da Dra. Luci Ferraz de Mello, Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) do Departamento de Comunicação e Artes (CCA) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, onde ministrou aula para os alunos do 6º semestre, do período matutino do Curso, juntamente com a Profa. Ana Maria Dianezi Gambardella. A Profa. Luci , ministrou a mesma aula também para a turna de nutrição do período noturno, no dia ... Na oportunidade a pesquisadora da ECA discorreu sobre esse novo campo do conhecimento, que se constitui em uma interface entre a comunicação e a educação, denominado de educomunicação. A discussão propiciou aos acadêmicos de Nutrição compreender a utilização dos conceitos e métodos propostos pela Educomunicação para interferir na sociedade, enquanto futuros nutricionistas, para estimular a participação popular nas decisões sobre alimentação e, consequentemente, promover saúde e prevenir doenças, tendo como resultado uma sociedade saudável, equilibrada e consciente sobre sua saúde e a saúde do mundo.

A aula, bastante dinâmica, em que foram utilizados recursos didáticos como exposição oral, debates com os alunos, exposição de sites, blogs e vídeos da Internet, foi ilustrada com experiências de escolas, projetos e políticas públicas, experiências do Jornal da Tarde, que ensinava em sua Coluna “Pais e Mestres”, como os professores poderiam utilizar recursos de comunicação em sala de aula, com resultados exitosos.

Os alunos da disciplina, a exemplo do que vem sendo realizado há anos, produzirão vídeos educomunicativos com intuito de divulgar conceitos de nutrição para a sociedade, como trabalho final da disciplina de Educação Nutricional. Os alunos estão considerando instigante esta nova visão sobre educação.

Para a aluna de nutrição Bruna Lacerda , “a princípio pareceu um tema um pouco estranho para ser abordado dentro do curso de nutrição, porém, com o passar da aula, foi possível estabelecer mais relações do que podíamos imaginar. Gostei de perceber a importância da ação comunicativa e como o refletir sobre ela pode nos ajudar no melhor planejamento dos projetos de extensão, nos instigando a pensar na utilização de ferramentas e linguagens especificas para o público que queremos atingir, e também, em métodos para que esse este se empodere dos temas. Achei muito interessante ter uma aula com uma professora convidada da ECA, que possui uma formação diferente. Isso, sem dúvida, enriqueceu as discussões propostas na sala de aula e foi um ótimo método de adquirirmos uma visão multidisciplinar sobre o assunto.”

A parceria com o NCE/CCA/ECA USP é uma iniciativa das responsáveis pela disciplina Profas. Dras. Ana Maria Cervato Mancuso e Ana Maria Dianezi Gambardella, docentes do Departamento de Nutrição. Estiveram presentes à aula, além da Profa. Ana Gambardella, a monitora Gabriela Nigris Bizari, o Assessor de Comunicação da FSP/USP, Marcellus William Janes, a Secretária do Curso de Educação à Distância de Especialização em “Saúde Pública, Edina Arouca e o funcionário da área de Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC) da FSP/USP, Sr. Adolpho Levy de Oliveira, registrando fotograficamente o evento.

A Dra. Luci, da ECA USP encerrou sua exposição, convidando todos a conhecerem mais a Educomunicação. Ela sente nesta participação na disciplina Educação Nutricional do Curso de Nutrição da USP, uma possibilidade de parceria promissora entre FSP e ECA. Para a Dra. Luci “estar falando sobre comunicação para estudantes de graduação em nutrição da USP, é muito importante, porque, a educomunicação traz aquele olhar social, político, cultural, sobre a importância da reflexão crítica, da tomada de decisão, do protagonismo por parte dos estudantes e na vida de todo o ser humano. Então no momento em que estamos falando de nutrição, que passa por um processo educacional, para as próprias pessoas terem uma melhor qualidade de vida , envolvendo saúde, é importante que se passe para quem vai trabalhar este tema junto à população, práticas e abordagens reflexivas que possam envolver e construir conhecimentos consistentes sobre esta questão nutricional que não passa por , simplesmente informar, mas por educar nutricionalmente”.

A Profa. Ana Gambardella, lamentou a ausência do Prof. Ismar Soares, uma vez que este acompanha o desenvolvimento da disciplina, oferecida pelo curso de Nutrição, há 6 anos. No entanto, ficou muito satisfeita com a apresentação da pesquisadora Luci Ferraz que proporcionou aos acadêmicos em Nutrição a discussão de inúmeras mídias disponíveis para a educomunicação”. Paralelamente, afirmou aos acadêmicos que “esta parceria é única em toda a Universidade; nenhum outro curso parece mostrar conhecimento de que a comunicação é fundamental para a educação, em qualquer nível”.

Em breve, os vídeos produzidos pelos estudantes, como resultado dessa disciplina, serão apresentados ao público e disponibilizados no site da FSP/USP.

Mais informações com a Profa. Dra. Ana Cervato, pelo e-mail: cervato@usp.br  ou com a Profa. Dra. Ana Maria Dianezi Gambardella, pelo e-mail: gambarde@usp.br  .

Texto: ACI/FSP;USP