A  |  A+ |  A-
Programa de Prevenção e Controle de Risco Cardiometabólico

Apresentação

O Programa de Prevenção e Controle de Risco Cardiometabólico é uma iniciativa de pesquisadores do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e tem como finalidade elaborar e testar projetos que envolvam propostas de mudanças nos hábitos de vida para promover a saúde de indivíduos de risco cardiometabólico.

A primeira ação deste programa foi o Projeto de Prevenção de Diabetes Mellitus Tipo 2 em indivíduos de Risco – PDM, iniciado em 2008 e concluído no primeiro semestre de 2011. Os Objetivos e Metas estabelecidos para a intervenção, bem como um Manual contendo a metodologia utilizada estão disponíveis para consulta nesta página. As publicações dos resultados desta pesquisa também podem ser acessados.

A criação deste site é resultado do compromisso dos pesquisadores envolvidos no PDM em divulgar a experiência adquirida com esta intervenção, a fim de disponibilizar tais informações a profissionais e estudantes que se interessem em conhecer e/ou trabalhar com prevenção de doenças cardiometabólicas.

Esperamos motivar profissionais da saúde a instituir estratégias simples, porém, integradas, de intervenção para a tão almejada – mas ainda desafiadora – mudança de hábitos de vida!

Sandra Roberta G. Ferreira Vivolo

FAPESP – Agência financiadora do PDM

 

Objetivos

Os objetivos principais do PDM foram:

I. Buscar – em longo prazo – a prevenção do DM tipo 2 em indivíduos adultos de alto risco (portadores de Síndrome Metabólica e/ou Pré-Diabetes) residentes no Município de São Paulo;

II. Promover a saúde destes indivíduos, por meio da implementação de um estilo de vida saudável.

 

Metas

O PDM buscou como desfecho ao final da intervenção a melhora do quadro metabólico dos participantes, particularmente no que se refere ao perfil glicêmico. Para que tal melhora fosse alcançada, foram estabelecidas as seguintes metas, de acordo com as evidências da literatura:

1- redução ≥5% do peso (para indivíduos com excesso de peso e/ou da circunferência abdominal;

2- consumo de no mínimo 20 g de fibras por dia;

3- consumo de gorduras saturadas ≤10% das calorias totais;

4- prática de pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana

 

Importante!
Maiores informações sobre o Programa de Prevenção e Controle de Risco Cardiometabólico estarão disponíveis em breve no endereço 0/prevsm.
Em casos de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail prevsm@fsp.usp.br.