Saude Pública

espanha use usp
  • Facebook
  • Twitter

Institucional

voltar

Saúde de mães e crianças reúne especialistas em Seminário na FSP

Clique aqui para assistir ao evento.

Como melhorar a qualidade da atenção, já que o acesso ao pré-natal e à assistência ao parto se tornou quase universal?

Como manejar problemas ainda persistentes como o excesso de medicalização do parto e o abuso de cesáreas, abortos inseguros, mortes maternas evitáveis, aumento da prematuridade e do baixo peso ao nascer?

Como baixar mais a mortalidade neonatal, que atualmente representa dois terços dos óbitos infantis e que está reduzindo mais lentamente que os outros componentes?

Estas são algumas das questões levantadas pela revista médica inglesa The Lancet, em artigo sobre a saúde de mães e crianças, publicado recentemente na edição especial “A Saúde dos Brasileiros”.

Apesar de ter consolidado importantes melhorias neste setor da saúde, e mesmo com todo o aparato tecnológico e cobertura da assistência, os autores concluem que “novos desafios na área da saúde surgem todos os dias, enquanto alguns dos antigos desafios persistem inalterados”.

Para atualizar tal debate, a Faculdade de Saúde Pública da USP promoverá, no dia 28 de junho, o encontro de quatro especialistas da área para o Seminário Parir e Nascer no Brasil: Evidências, Desafios e Políticas. O evento também contará com a apresentação da pesquisa Nascer no Brasil, Inquérito Epidemiológico sobre Parto e Nascimento, que está em desenvolvimento e é o maior estudo já organizado sobre o tema no país.
 
Confira a programação.

  • 14h00 - Boas-vindas ao evento: Helena Ribeiro e Paulo Gallo (FSP/USP)
  • 14h15 - Panorama da Saúde e Mortalidade Materna no Brasil: Série The Lancet Saúde no Brasil – Maria do Carmo Leal (ENSP/FIOCRUZ)
  • 15h00 - Comentários:
     - Ana Cristina Tanaka (FSP/USP) - Acesso a leitos obstétricos - uma atualização do problema da peregrinação
    - Ruy Laurenti (FSP/USP) - Qualidade da Informação em morbimortalidade materna - atualizando o debate
    - Maria Esther Albuquerque Vilela (Coord. Área Técnica da Saúde da Mulher/Ministério da Saúde) - As ações do MS na Saúde Materna
  • 16h00 - intervalo / Coffe break
  • 16h20 - Apresentação da pesquisa Nascer no Brasil – Prof.a Maria do Carmo Leal (ENSP/FIOCRUZ)
  • 17h00 - Debate
  •  17h45 - Encerramento

Data: 28/06/2011
Local: Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP. Av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo
Realização: Comissão de Pós-Graduação da FSP USP

O evento é aberto a quaisquer interessados, não havendo necessidade de se fazer inscrições. Não serão fornecidos certificados e a Faculdade não oferece estacionamento aos participantes.

O evento será transmitido ao vivo pela Internet via IPTV-USP. Para assistir, entre no site do IPTV-USP, clique em “Transmissões”, em “Ao vivo” e por fim no título do evento.

No dia 29 de junho, a Faculdade de Saúde Pública da USP expande o debate para as outras áreas da saúde contempladas pela edição especial da revista The Lancet. Durante todo o dia, seis especialistas brasileiros, autores da série, estarão na Faculdade para apresentar e discutir especificamente suas publicações. As informações completas sobre o Seminário “A Saúde dos Brasileiros” estão disponíveis aqui.

Mais informações com Ana pelo e-mail: anafranzon@yahoo.com.br