Saude Pública

espanha use usp
  • Facebook
  • Twitter

voltar

Serviços

Centro de Saúde Escola Geraldo Horácio de Paula Souza

O Centro de Saúde Escola “Geraldo de Paula Souza” da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo é o primeiro Centro de Saúde Escola do Brasil, apresentando atividades nas áreas de Assistência, Pesquisa e Ensino.

Essa unidade atende a população da sua área de abrangência (aprox. 137.000 habitantes) em todos os 21 setores do serviço, e toda população do município de São Paulo nos setores de Dermatologia Sanitária (Hanseníase) e Geriatria. Na área de Saúde da Criança e do Adolescente desenvolve trabalho em creches e escolas da região, além de atender todas as crianças da área da UBS de Pinheiros.

O Centro de Saúde desenvolve atividades na Atenção Primária e Secundária, enfatizando a importância do trabalho em equipe multiprofissional.

No ano de 2011 foram implementados os seguintes programas: “Programa de Preparação de Aposentadoria”, “Humanização da Atenção e da Gestão”, “Distúrbios da Sexualidade e Vivência no Climatério”, “Meditação”, “Controle do Programa Kit Diabetes”, todos eles inovadores na Rede Básica de Saúde do município de São Paulo. No mesmo ano foi criada a Associação dos Usuários do Centro de Saúde, USOSUS, sendo registrada em cartório em julho de 2011.

Esse Centro de Saúde pretende funcionar como Unidade Modelo no Estado de São Paulo e no Brasil na implementação de programas novos que norteiem ações do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal, oferecendo treinamento para profissionais da rede, e seminários e cursos mensais já administrados na FSP, USP. Além disso, pelo fato de ser um Centro de Saúde Escola recebe estagiários de várias universidades e serviços de saúde de São Paulo, incluindo Enfermagem, Terapia Ocupacional, Nutrição e Saúde Pública da USP, Faculdade de Farmácia da Universidade São Camilo, Hospital Emílio Ribas, CEFACS do INCOR, USP, Psicologia da PUC e UNIP, além de aprimorandos de Nutrição (USP) e Psicologia (PUC) com bolsa FUNDAP, residentes da Geriatria da Faculdade de Medicina (USP), residentes de Pediatria do Hospital Cândido Fontoura e residentes de Obstetrícia/Ginecologia, Urologia, Medicina da Família, Infectologia e Dermatologia de várias faculdades e universidades de todo o país no setor de Dermatologia Sanitária (áreas de Doenças Sexualmente Transmissíveis-DSTs e Hanseníase).

As atividades nos 21 setores do Centro de Saúde estão descritas abaixo, iniciando-se com as especialidades: Acupuntura, Dermatologia Sanitária, Educação Física, Fonoaudiologia, Geriatria, Homeopatia, Nutrição, Odontologia, Oftalmologia, Atendimento as Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual - PAVAS, Saúde Mental, Tisiologia-Pneumologia e Terapia Ocupacional. Posteriormente estão descritas as atividades nas áreas de Saúde do Adulto, Saúde da Criança e Adolescente e Saúde da Mulher (com ambulatório de Especialidade em Climatério). Na última parte deste documento as atividades nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Laboratório de Análises Clínicas, Serviço Social e Vigilância Epidemiológica.
 
Notícias do Centro de Saúde
 

Veja abaixo, as especialidades que o Centro de Saúde oferece:
 

 


Fotos: Adilson Godoy

 
Mais informações no Centro de Saúde:
Av. Dr. Arnaldo, 715
Telefone: 3061-7726 ou 3061-7721
E-mail: csgps@usp.br