Saude Pública

espanha use usp
  • Alumni
  • Facebook
  • Twitter

Institucional

voltar

Serviços

Serviço Especial de Saúde de Araraquara - SESA

O Serviço Especial de Saúde de Araraquara - SESA, foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo, em 1947, para exercer dentro dos limites do município de Araraquara, as funções de Unidade Sanitária, simultaneamente com as de Centro de Aprendizado da Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi transferido para a Universidade de São Paulo, como Instituto Complementar da mesma, pela Lei 4846, de 04/09/1958, estando subordinado diretamente à Faculdade de Saúde Pública. Consolidou-se como campo de estágio aos alunos do curso de Saúde Pública.

Até 1983, o SESA era o único serviço de saúde do município de Araraquara, sendo responsável pelo atendimento de toda a população.
 

 

A partir de 1983, com a instalação de unidades de saúde nos bairros, pela Prefeitura Municipal, gradativamente, as unidades do SESA localizadas na Vila Xavier, Motuca e Gavião Peixoto foram municipalizadas, permanecendo somente a unidade central.

Essa nova realidade em termos de organização dos serviços de saúde possibilitou, a busca do serviço, por ações mais específicas e inovadoras na área de vigilância epidemiológica, área na qual os novos centros municipais ainda não dispunham de suporte técnico de recursos humanos, e que este serviço, pelo fato de ser um centro de saúde escola já dispunha há algum tempo.

Diretor: Dr. Walter Figueiredo

Mais informações no SESA Araraquara:
Rua Itália, 1617, Centro, Araraquara (SP). CEP 14801-350
Telefone: (16) 3334-6000 - E-mail: sesa@sc.usp.br