Saude Pública

espanha use usp
  • Alumni
  • Facebook
  • Twitter

Extensão

Apresentação

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão foi criada em 1988 com o objetivo de regulamentar as atividades de cultura e extensão universitária na Universidade de São Paulo (USP). Na USP, responsável pelo Teatro, Cinema (Cinusp), Orquestra Sinfônica (Osusp), Orquestra de Câmara (Ocam), Coral (Coralusp), Biblioteca Mindline, Centro de Preservação Cultural (CPC), Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), Estação Ciência, Museu de Ciências, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu Paulista, Museu de Zoologia, Parque Cientec, Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos. Além disso, é responsável por regulamentar os cursos de especialização, aperfeiçoamento, atualização e difusão cultural.

 

A Faculdade de Saúde Pública é responsável pelo Programa de Verão que, em 2014, teve 26 cursos, com 1009 vagas e 783 alunos matriculados. Em 2013 foram realizados 6 cursos de Especialização, com 801 vagas e 771 participantes, (Economia da Saúde - 2 turmas, Gestão de Recursos Humanos em Saúde, Psicopatologia e Saúde Pública, Regulação em Saúde e Vigilância Sanitária de Alimentos). Além disso, é responsável pelo Programa de Aprimoramento Profissional, no qual foram concedidas 19 bolsas pela FUNDAP em 2014, para 240 inscritos, distribuídos nos seguintes Programas:

 

  • Programa Psicologia em Unidade Básica de Saúde
  • Programa de Entomologia Médica e Soroepidemiologia
  • Programa Laboratório de Saúde Pública
  • Programa de Nutrição em Saúde Pública
  • Programa de Nutrição Clínica.
  • Programa de Direito Sanitário em Advocacia

 

Na área de pesquisa, existe o Programa Aprender com Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão que, em 2013 e 2014, foram contemplados 44 bolsistas em projetos apresentados por docentes da FSP.

Quanto aos Projetos de Fomento, foram contemplados 20 bolsistas, entre 2013 e 2014. 

Foram realizados em 2013, 50 eventos diversos, sendo que em todos foi feita a divulgação e emissão de certificados (4311 certificados).

Resultado da Plenária de 13/08/2013

Informamos que, desde 13.07.11, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - Divisão Acadêmica disponibilizou por meio do Sistema Apolo -  Módulo Cursos recursos de: e-mail USP, USP Net e VPN, aos alunos de extensão universitária.

Esclarecemos que, é de responsabilidade do Coordenador de curso/atividade envolvido(a), disponibilizar aos alunos de pós-graduação Lato Sensu acesso aos recursos de: e-mail USP, USP Net e VPN.

Os cursos/atividades considerados(as) são:
Aperfeiçoamento (180 horas);
Especialização (a partir de 360 horas);
Prática Profissionalizante (períodos longos);
Programa de Atualização (períodos longos);
Residência (períodos longos).

Tais categorias foram selecionadas por envolverem eventualmente atividades de pesquisa, por exemplo, a elaboração de monografias.

Cabe salientar ainda que, o coordenador do curso/atividade será o responsável pelo bom uso dos recursos por parte dos alunos, devendo produzir um termo de ajuste de conduta a ser assinado pelos alunos e mantido pelo coordenador.
Informamos ainda, que o acesso à esses recursos poderá ser liberado pela Comissão de Cultura ou Órgão equivalente, utilizando o próprio Sistema Apolo, em “Gerenciar Inscrição/Matrícula>Matriculados”, e selecionando o ícone Acesso Recurso do CCE ao lado do nome do aluno. Basta então incluir o acesso e escolher quais recursos serão liberados e a duração do acesso. 

Um e-mail será enviado automaticamente ao(à) aluno(a) com as instruções necessárias para fazer uso do recurso. O Sistema registrará o histórico do acesso de cada aluno(a).

Em caso de dúvidas relacionadas ao Sistema Apolo, favor encaminhar e-mail para: camaracursos@usp.br

* Dúvidas/Esclarecimentos sobre os cursos da FSP/USP: svalunos@fsp.usp.br (e-mail)