Saude Pública

espanha use usp
  • Alumni
  • Facebook
  • Twitter

Extensão

voltar

Curso de Especialização em Saúde Pública

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA

COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

 

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) mantém um curso institucional de pós-graduação lato sensu denominado Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP). O CESP é gratuito para os alunos e desenvolvido na modalidade semipresencial de Educação a Distância (EaD), de acordo com o Regimento de Cultura e Extensão Universitária da USP (Resolução nº 5940, de 26/7/2011), as Resoluções CoCEx/USP nº 6.667/13 e 6.668/13, ambas de 19 de dezembro de 2013 que Regulamentam os Cursos de Extensão da Universidade de São Paulo, em conformidade com a Resolução CES/CNE/MEC nº 1/07, de 8/6/2007.

O plano de curso parte do princípio de que a Saúde Pública é um campo de conhecimentos e práticas essencialmente multidisciplinar e multiprofissional e visa à formação de especialistas que desenvolvam competências básicas relacionadas com a teoria fundamental desse campo.

Podem concorrer às vagas no CESP 2017-2018 os graduados portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), que não sejam especialistas em Saúde Pública/Coletiva, nem tenham concluído ou estejam cursando Mestrado ou Doutorado em qualquer área. Caso o curso de graduação tenha sido concluído no exterior, o candidato(a) deverá apresentar diploma revalidado por Universidade Pública Brasileira, na forma da lei.


Estrutura do Curso: O CESP/USP/2017-18 é composto por Encontros Presenciais,  constituídos por atividades disciplinares e Aulas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), constituídas cada uma por videoaulas e exercícios e outras atividades teóricas e práticas e será desenvolvido em 16 (dezesseis) meses, totalizando 400 horas, das quais 40 são dedicadas especificamente à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). São 18 (dezoito) disciplinas a serem ministradas em um total de 90 (noventa) aulas em 55 (cinquenta e cinco) semanas. As disciplinas são as seguintes:  1. Acesso e Uso da Informação em Saúde Pública (INF); 2. Atenção à Saúde (ATE); 3. Bioestatística (BIO); 4. Ciência e Saúde Pública (CIE); 5. Comunicação e Saúde (COM); 6. Direito e Saúde Pública (DIR); 7. Economia e Saúde Pública (ECO); 8. Educação em Saúde (EDU); 9. Entomologia e Saúde Pública (ENT); 10. Epidemiologia (EPI); 11. Espaço, Tempo e Saúde Pública (ETS); 12. Ética e Saúde Pública (ETI); 13. História da Saúde Pública (HIS); 14. Política e Gestão da Saúde Pública (PGS); 15. Promoção da Saúde (PRO); 16. Saúde e Ambiente (AMB); 17. Sistemas de Informação e Estatísticas de Saúde (SIS); e, 18. Vigilância em Saúde (VIG). A aprovação do aluno é condicionada à presença mínima de 85% nos encontros presenciais e apresentação do TCC. Não há trancamento de matrícula nem prorrogação de prazo para entrega do TCC. Encontros presenciais: Além das atividades por meio de AVA específico, desenvolvido especialmente para o curso na plataforma Moodle da Extensão da USP, a programação do CESP prevê a realização de 5 (cinco) Encontros Presenciais de presença obrigatória, quando são realizadas avaliações de aproveitamento com caráter eliminatório. As atividades presenciais são realizadas na sede da FSP/USP, em São Paulo. Todas as despesas com deslocamentos, hospedagens e alimentação correm por conta do aluno(a).


Inscrições:
As inscrições aos Processos Seletivos são regidas por Editais específicos para a seleção de candidatos de cada turma e divulgadas por meio do sítio eletrônico da FSP/USP, em ‘www.fsp.usp.br’.


Turma Atual: Informações e documentos relativos ao desenvolvimento da Turma atual estão disponíveis em: http://www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/6182