Saude Pública

espanha use usp
  • Alumni
  • Facebook
  • Twitter

Saúde Ambiental

voltar

Histórico

Pioneira na América Latina, a Faculdade de Saúde Pública formou a primeira turma de engenheiros sanitaristas em 1949. Desta experiência resultou a criação do Departamento de Saneamento que, 20 anos depois, se tornou o atual Departamento de Saúde Ambiental.

Com atuação no Brasil e em âmbito internacional, o departamento vem formando pesquisadores e docentes e busca contribuir na concepção e implantação de políticas públicas de meio ambiente, saúde pública e saneamento.

Com atuação interdisciplinar, o Departamento de Saúde Ambiental tem se dedicado a investigação dos impactos na saúde e qualidade de vida de alterações ocorridas na sociedade contemporânea, em especial relacionadas à qualidade do ar em áreas urbanas, à qualidade e ao acesso à água, à produção de resíduos e degradação da qualidade do solo, à gestão ambiental, à avaliação e ao gerenciamento dos riscos à saúde humana, incluindo aqueles associados ao trabalho e ou pela inadequada organização do trabalho, como o trabalho precário e os horários ininterruptos de trabalho.

Nos últimos anos, de modo a ampliar sua atuação em temas emergentes, tem desenvolvido estudos que buscam identificar os impactos na saúde e qualidade de vida provocados por desastres ambientais e eventos extremos, exposição a contaminantes emergentes e re-emergentes, alterações climáticas e deslocamentos humanos. Neste sentido, seus pesquisadores têm se valido de abordagens teóricas e metodológicas das ciências ambientais, biológicas e da saúde, engenharias e ciências sociais e humanas, para criativamente problematizar e enfrentar estas e outras questões. Os seus atuais eixos de pesquisa são: Cidades, Energia e Mudanças Ambientais Globais.

O Departamento presta ainda colaboração, sob a forma de organização de cursos e assessorias, a entidades e órgãos nacionais e internacionais como Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP), Ministérios e Agências Federais, Secretarias e Órgãos Estaduais, Prefeituras, Ministério Público e entidades representantes da sociedade.

Missão

Produzir e disseminar conhecimentos, formar pessoas em Saúde Ambiental, por meio de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a melhoria das condições ambientais, visando a promoção da saúde pública e a qualidade no trabalho e de vida.

Administração

Chefe:
Arlindo Philippi Jr

Chefe suplente:
Helena Ribeiro

Secretária:
Lúcia Augusta Galvinas

Telefones: (11) 3061-7712 / (11) 3061-7883
Fax: (11) 3061-7732
E-mail: hsa@fsp.usp.br

Endereço:
Avenida Doutor Arnaldo, 715 - 1º andar - Sala 106 (HSA)
Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP 01246-904

Horário de atendimento da Secretaria:
Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Equipe Administrativa

José Etevaldo do Nascimento
je@usp.br

Lúcia Augusta Galvinas
laugusta@usp.br

Sergio Luiz Maciel Ribeiro
slmribe@usp.br