A  |  A+ |  A-
Procedimentos

Procedimentos para encaminhamento de projetos

 

Nos termos da Resolução CNS 466/12,  todo e qualquer projeto de pesquisa que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), deverá ser submetido à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa.

Incluem-se:

– Projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas;

– Projetos que envolvam seres humanos, sejam do Curso de Especialização, Curso de Mestrado e Doutorado;

– Subprojetos de projetos maiores já aprovados por algum Comitê de Ética em Pesquisa (desde que envolvam seres humanos).

 

ATENÇÃO: Quando o projeto submetido à qualificação não envolver seres humanos, pesquisador(a) e orientador(a) deverão entregar somente à Pós-Graduação uma Declaração assinadas por ambos, atestando que o referido projeto de pesquisa não envolve seres humanos e, portanto, não será submetido para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da FSP.

 

* Todos os pesquisadores devem efetuar seu cadastro, conforme instruções na Plataforma, a fim de possibilitar o envio de projetos para avaliação.

* Os projetos entregues em data anterior à supracitada, seguirão os procedimentos antigos.

 

Sobre a folha de rosto

 

* A folha de rosto deverá ser entregue junto com um resumo (máximo de uma folha) do projeto de pesquisa, onde conste o vínculo do solicitante com unidade;

* Para projeto de pesquisa de graduação (TCC) o documento deverá ser entregue na Secretária de Graduação para assinatura do Presidente da Graduação;

* Para projeto de pesquisa da pós-graduação (mestrado e doutorado), o documento deverá ser entregue na Secretária de Pós-Graduação para assinatura do Presidente da Pós-Graduação;

* Para projetos de pesquisa de docentes e pós-doutoramento, o documento deverá ser entregue na Comissão de Pesquisa para assinatura do Presidente da Comissão de Pesquisa.

* O seguinte formulário deverá ser entregue junto à folha de rosto para assinatura: Formulário para Plataforma Brasil.

 

Abaixo encontra-se o manual referente à Plataforma Brasil:

 

Manual – Pesquisador – Plataforma Brasil

 

Norma Operacional Nº 001/2013

 

A Norma Operacional, abaixo, dispõe sobre a organização e funcionamento do Sistema CEP/CONEP, e sobre os procedimentos para submissão, avaliação e acompanhamento da pesquisa e de desenvolvimento envolvendo seres humanos no Brasil. As propostas de pesquisa e de desenvolvimento como também sua efetivação e divulgação de pareceres dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) devem ocorrer por meio da Plataforma Brasil. É indispensável o cadastro na Plataforma Brasil, para apresentação da pesquisa à apreciação do Sistema CEP/CONEP e para sua respectiva avaliação ética, de todos os pesquisadores, dos CEP e das instituições envolvidas nas pesquisas.

 

NORMA OPERACIONAL Nº 0012013

 

 

 

E-mail: coep@fsp.usp.br (dúvidas e esclarecimentos).

 

 

 

Horário de Atendimento:  segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 15h