A  |  A+ |  A-
Programa de Iniciação Científica e Tecnológica

Iniciação Científica 

 

O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo teve início  em 1983, quando passou a atender alunos de cursos de graduação e a colocá-los em contato com grupos e linhas de pesquisa, proporcionando a aprendizagem de técnicas e de métodos científicos. O intuito é de desenvolvimento pessoal, profissional e do pensamento crítico. O estudante recebe a orientação de um pesquisador/docente com experiência em sua respectiva área de conhecimento. O estudante pode desenvolver pesquisa com bolsa (oferecida por agências de fomento), com programas da própria USP ou voluntariamente.

Segundo a Resolução CoPq Nº 7312, de 24 de fevereiro de 2017, é de responsabilidade do orientador cadastrar os candidatos à iniciação científica no Sistema Atena, onde serão anexados seus futuros relatórios e preenchida a frequência do estudante para que, com o término da pesquisa, o estudante receba um certificado da Pró Reitoria de Pesquisa da USP. O programa se estende também a alunos de graduação que não sejam da USP, neste caso, os orientadores deverão solicitar à Comissão de Pesquisa da FSP a criação de um número USP para que o estudante possa se cadastrar.

Abaixo encontram-se o manual do Sistema Atena e o Guia para Iniciação Científica na USP.

 

Sitema Atena – IC

Guia para Iniciação Científica e Tecnológica

 

Iniciação Científica com bolsa

 

Nesta modalidade, o candidato à iniciação poderá concorrer às bolsas de acordo com os editais liberados pelas agências de fomento, como a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Os alunos interessados em concorrer a bolsas FAPESP deverão acessar o site da agência e conferir o edital com as condições para suas bolsas. A FAPESP aceita receber pedidos de bolsas durante todo o ano. O CNPq, por outro lado, disponibiliza um edital todos os anos para que os interessados concorram a uma bolsa. Os valores das bolsas, bem como as condições podem ser encontrados nos sites das agências abaixo:

 

http://cnpq.br/pibic/

http://www.fapesp.br/248

 

Exclusivamente para estudantes da USP, a universidade abre anualmente o edital do Programa Unificado de Bolsa (PUB). Os estudantes deverão ficar atentos ao seus e-mail USP, por onde é notificada a abertura do edital e a relação de documentos necessária. Essa modalidade de bolsa não é de responsabilidade da Comissão de Pesquisa da FSP, portanto, os alunos interessados deverão procurar a Secretária de Graduação para obterem informações a respeito do edital.

 

Iniciação Científica sem bolsa

 

Nesta modalista o candidato à Iniciação Científica (sendo aluno da USP ou externo) poderá desenvolver uma pesquisa nos mesmos moldes das demais modalidades, com exceção de que não terão o auxílio de uma bolsa.

 

Candidatos externos à USP

 

Os candidatos à Iniciação Científica que forem alunos de graduação devidamente matriculados em outras instituições de ensino e que tenham interesse em realizar IC pela USP, deverão, primeiramente, encontrar um orientador (docente, pós-doutorando ou Pesquisador Colaborador) que esteja disposto a orientá-lo. Após isso, o orientador deverá enviar no e-mail da Comissão de Pesquisa (cpq@fsp.usp.br) a seguinte relação de documentos para que o USP do estudante externo à USP seja criado:

 

* RG e CPF (digitalizados);

* Telefone;

* E-mail;

 

Observação: O interessado em realizar iniciação científica deverá criar, obrigatoriamente, um currículo lattes

 

Primeiros passos após se tornar estudante de IC na FSP/USP

 

A Comissão de Pesquisa da FSP disponibiliza, abaixo, um documento com dicas dos primeiros passos que os novos estudantes de iniciação científica da Unidade deverão seguir a fiz de auxiliá-los quanto aos processos que deverão ser desenvolvidos.

 

Primeiros passos para estudantes de IC

 

Cadastro de projetos de IC no sistema Atena

 

Abaixo você pode encontrar um breve guia com informações importantes para que um projeto de Iniciação Científica seja cadastrado no Sistema Atena pelo orientador.

 

Cadastro de projetos de Iniciação Científica no Sistema Atena

 

Editais disponíveis 

 

Informamos aos interessados em desenvolver pesquisa de iniciação científica que os editais de bolsas PIBIC 2019/2020 e PIBITI 2019/2020 foram publicados pela Portaria PRP Nº 693 e estão disponíveis nos documentos abaixo. É de responsabilidade do candidato ficar atento aos prazos estabelecidos pelos editais.

 

Edital PIBIC 2019-2020

Edital PIBITI 2019-2020

 

Secretaria da Comissão de Pesquisa

Na Assistência Acadêmica da FSP

Endereço: Avenida Doutor Arnaldo, 715 – Cerqueira César

Telefone: (11) 3061-7123/(11) 3061-7779

Horário de atendimento:  segunda a sexta-feira das 09h às 12h e das 13h às 15h.

E-mail: cpq@fsp.usp.br